JOSÉ NO EGITO – O DEUS QUE SE REVELA GRACIOSO

A promoção que José recebeu do Faraó foi totalmente inesperada: de prisioneiro a vice regente de todo o Egito. Que qualificações José tinha que o tornariam elegível para o esse importante cargo? Ele era um dos 12 filhos de Jacó e ajudava seus irmãos a cuidar do rebanho de seu pai… Aparentemente, nenhuma qualificação!

José, traído pelos seus irmãos, se tornou escravo na casa de Potifar, general do exército egípcio. Mas, Deus estava com José e não demorou muito para que ele fosse promovido a chefe da casa de Potifar. Sua primeira promoção; e ela veio porque seu senhor percebeu que Yahweh deu a José sucesso em tudo que fazia, e esse sucesso beneficiou Potifar e seus negócios.

Nesse interim, José foi injustamente condenado por fazer o que era certo. Ele disse não à tentação e agora tinha uma sentença de prisão perpétua. Creio que sua oração era para ser tirado daquela prisão, para sair do Egito e voltar para sua família o mais rápido possível. Creio que sua oração era baseada no que ele queria para seu futuro, no que ele pensava ser o melhor para sua vida. No entanto, Deus tinha um plano maior para José.

É certo que a vida de José foi caracterizada por reviravoltas dramáticas, não porque ele fez as coisas certas ou erradas, mas porque Deus tinha um plano muito superior e perfeito para aquele rapaz, o filho de Raquel. Foram 13 anos desde quando ele saiu daquele poço e entrou no palácio do Faraó. Talvez ele nunca sonhara ou quisera entrar num palácio. Talvez ele só quisesse voltar para a casa de seu pai, pois ele não tinha ideia de que ir ao Egito era parte do plano de salvação que Deus tinha em mente, não apenas para ele e sua família, mas para uma nação e, finalmente, para o mundo de então.

Não podemos limitar o que Deus quer fazer através de nós. Deus tem coisas maiores em mente para nossas vidas, mais do que podemos imaginar. Lembre-se que nenhuma crise em sua vida pegou Deus de surpresa, nem essa pandemia.

Então, Deus deu a José um plano simples e sábio – contratar os serviços de um “homem perspicaz e sábio” (Gênesis 42.33) para administrar os assuntos econômicos da nação durante os sete anos bons, para que quando chegassem os sete anos de fome, houvesse provisão para todos. Nem isso o qualificava para ser a tal pessoa, mas… “Yahweh estava com José” (Gênesis 39.2), mesmo que em muitos momentos não parecesse.

Faraó estava convencido de que a interpretação de seus sonhos por José estava correta e o fez primeiro-ministro do Egito, e assim ele pôde preparar o país para superar a crise que se aproximava. O trabalho de José era salvar as vidas dos egípcios, e ele logrou êxito por causa de Deus. É somente essa a qualificação de José – YAHWEH! E é lindo ver a resposta dele à tamanha graça divina: viveu sua vida de forma consistente e íntegra. José tinha uma grande fé em um grande Deus; ele não permitiu que circunstâncias alterassem essa sua certeza.

José tinha fé que Deus estava com ele quando ele estava morando com segurança em casa, quando ele estava dentro de um poço, quando ele foi vendido como escravo, quando ele estava a caminho do Egito, quando ele estava na casa de Potifar, quando ele foi falsamente acusado e jogado na prisão, quando ele foi elevado a primeiro-ministro do Egito – ele sabia que Deus estava sempre com ele. Ele acreditava que Deus estava totalmente no controle. Ele tinha uma fé incrível em um Deus incrível.

Você nunca experimentará todo o bem que pode advir, inclusive do mal em sua vida, até que esteja disposto a reconhecer Deus nos maus e nos bons momentos; Deus no controle total de sua vida. Deus é sempre bom e saber disso muda sua forma de lidar com o mundo.

O que qualificou José para ser o governador do Egito era a forma como nosso Deus se manifestou graciosamente em sua vida e pelo relacionamento de José com o Eterno. Simples assim. Sua obediência, fé e confiança em deixar Deus dirigir sua vida, o levou a um relacionamento muito próximo com o Eterno e esse relacionamento era evidente para as pessoas ao seu redor. Yahweh era com ele!

José obteve o favor de Deus assim como você e eu o temos hoje. Deus proverá para nós, assim como proveu para José. Para isso é necessário mantermos nossos olhos fixos Nele, seguirmos Sua Palavra, obedecermos a Seus mandamentos e O ouvirmos enquanto ele fala conosco através da pessoa do Espírito Santo. Assim, ele sempre se revelará gracioso para conosco, como fez com o nosso irmão José.

Os comentários estão fechados.