JOSÉ E JESUS – SEMELHANÇAS QUE REVELAM AMOR E GRAÇA

A história de José é uma das mais interessantes e emocionantes na Bíblia, como vimos nos últimos sermões que pregamos. Conta a história de um jovem de notável caráter e integridade. No entanto, ele foi rejeitado e maltratado por seus irmãos, incompreendido e falsamente acusado, e de forma injusta lançado em uma prisão perpétua. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo grande amor com que amou José, o fez vitorioso na terra.

Existem algumas semelhanças impressionantes entre José e o Senhor Jesus Cristo, o que gostaria de refletir com vocês. As Escrituras nos descrevem dois filhos que eram amados por seus pais, mas fica evidente que o pai de José, que não era perfeito, o amava de forma errada, como vimos na narrativa de Gênesis. Já o pai de Jesus, o Deus Eterno, amou de forma intensa e correta seu filho. Vejamos aqui alguns dessas semelhanças para nossa reflexão:

(1) Ambos sofreram com o pecado e a agressão do outro. Eles foram desprezados e rejeitados pelos seus. Considere o que aconteceu com José, e como ele foi tratado pelos seus irmãos. Que maneira vergonhosa e pecaminosa de tratar um irmão mais novo! Agora considere como Jesus foi tratado de forma semelhante pelos seus irmãos. “Ele veio para os seus e os seus não o receberam” (João 1.11); e “Foi desprezado e o mais rejeitado entre os homens… (Isaias 53.3)

(2) Ambos foram vendidos por um preço. José foi vendido por 20 peças de prata – um preço barato, pois o valor estabelecido para um escravo era de 30 peças (Êxodo 21.32). Isso nos mostra o quão ansiosos seus irmãos queriam vê-lo partir e sumir de suas vidas. Jesus, o Filho de Deus, foi vendido por 30 peças de prata. (Mateus 26.14-16). O lindo é que, mais tarde, quando Jesus morre na cruz, ele mesmo paga um preço caríssimo pela nossa redenção.

(3) Ambos tinham um grande amor por seus irmãos. Apesar do tratamento maligno que José recebeu por parte de seus próprios irmãos, ele não se ressentiu, mas teve um amor genuíno por eles, sem amargura, retaliação ou vingança. Da mesma maneira como Cristo revelou amor genuíno e profundo por seus irmãos. Deus amou o mundo de tal maneira que enviou Jesus, que nos amou da mesma maneira, para nos atrair para si e nos garantir vida plena e abundante.

(4)  José e Jesus ​​foram enviados para preservar vidas. José via o plano de Deus em tudo que ele tinha sofrido. Nada havia sido em vão. Ele não reclamou de quão difícil e dolorosa sua vida havia sido, mas entendia que Deus tinha um propósito para cada episódio pelo qual passou. José sabia que tudo isso era para preservar e salvar vidas. Jesus Cristo também foi enviado para preservar e salvar vidas. Esse era o perfeito Plano de redenção de Deus para buscar e salvar o perdido.

(5) José e Jesus ​​foram encontrados vivos. José estava vivo, não morto. Essa foi também a mensagem do túmulo vazio, mensagem gloriosa dos anjos narrada em Lucas 24.5-6. Assim como os irmãos de José, os discípulos de Jesus também não esperavam essa notícia. À princípio ficaram com muito medo, mas depois eles ficaram cheios de alegria quando ouviram essas boas novas de que Jesus havia ressuscitado.

(6) José e Jesus ​​perdoaram de fato seus agressores. Mesmo que os irmãos de José não acreditassem, eles foram perdoados pela graça divina manifestada por seu irmão mais novo (Gênesis 50.15-21). Eles sabiam que não mereciam ser tratados com tanta graça, mas foi assim que José fez. Houve perdão, paz e provisão na terra para provar isso.

Já nosso irmão mais velho, Jesus Cristo, revela seu grande amor aos seus irmãos agressores quando os perdoa verdadeiramente. O perdão está disponível para todos aqueles que recebem a Cristo e sua salvação. Você precisa acreditar nessa verdade e também receberá o mesmo e intenso perdão hoje.

A conclusão dessas duas histórias é muito linda: graça, misericórdia, bondade e salvação. A história de José é uma das mais belas e maravilhosas, mas a história de Jesus é ainda muito mais linda, sublime, relevante e de abrangência cósmica, até mesmo porque nos alcança hoje. Ele nos amou, nos ama, e sempre nos amará, embora não tenhamos ganhado ou merecido isso. Efésios 2.8-10 revela essa verdade de forma contundente.

O que devemos fazer para reagir positivamente à tamanha manifestação de amor é viver vida grata e obediente para que recebamos uma palavra final da boca de Jesus: “Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu Senhor.” Mateus 25.21

Os comentários estão fechados.