JOSÉ – CONFIANDO NOS PLANOS DE DEUS

Neste mês estamos sendo desfiados a confiar nos planos de Deus, mesmo quando não os compreendemos. No sermão de hoje, veremos a vida de um personagem central e sua família (complicada) que foram alvo da soberania de Deus no cumprimento da promessa divina. Não são apenas histórias, são ensinamentos práticos para a vida diária de cada um de nós. A vida de José foi marcada por sofrimento e desafios, não somente na vida dele como também na vida dos que o cercaram. Como José poderia confiar nos planos de Deus? – Somente confiando na soberania de Deus. O que de fato vem a ser Soberania de Deus? Qual o seu conceito de Soberania de Deus? A soberania de Deus é Seu poder e domínio sobre toda a criação.

Ele é o Rei, a autoridade suprema sobre tudo que existe e sobre tudo o que acontece. Tudo o que existe está debaixo do poder de Deus. Nada acontece sem a permissão de Deus e nada pode impedir Deus de cumprir Seus planos. Deus também tem poder para perdoar e interferir no mundo quando e como quiser. José era filho de Jacó com Raquel, sua esposa preferida. Diz a bíblia que Jacó desprezava a Lia e amava intensamente a Raquel. Na velhice, Deus deu dois filhos à Raquel, José e Benjamin. José é o FILHINHO PREFERIDO DE JACÓ. O primogênito de Raquel. Jacó trata José com regalias e mimos. Fez para seu filho predileto uma túnica talar de mangas compridas e colorida, lembrando as vestes de uma REALEZA. Mais do que uma bela vestimenta, é como se Jacó tivesse dado um legado de autoridade, honra e liderança, significava que José teria o lugar de filho primogênito, teria a liderança de toda sua família. Nós somos 100% responsáveis pelas nossas decisões e ações, o que não anula a soberania de Deus. A atitude de Jacó despertou um ciúme e ódio tremendo por parte dos demais irmãos, pois o menino mimado do papai era um dedo duro do que os irmãos faziam (Gn 37.2), além disso, eles eram preteridos pelo pai, não somente eles como também suas mães. Para piorar, Deus se revelou a José através de sonhos, os quais sua família se curvava na presença dele. Essa situação era insustentável aos olhos dos irmãos que estavam cheios de ódio no coração. Quando os irmãos de José estavam apascentando o rebanho em Siquém, Jacó pediu para José buscar notícias deles. Obedientemente José foi. De longe eles o avistaram com a túnica colorida e decidiram matá-lo, sujar sua túnica de sangue e dizer ao pai que um animal o teria matado. Ruben, o mais velho, convenceu-os a jogá-lo em uma cisterna vazia e deixá-lo morrer. Deus, na sua soberania, usa a atitude de Ruben para preservar José que, dentro do poço, clama por sua vida sem que seus irmãos o ouvissem. Passa uma caravana de comerciantes e os irmãos mudam de ideia, vende-lo é melhor que matá-lo. E assim o fazem. A SOBERANIA DE DEUS TRABALHANDO COM AS RESPONSABILIDADES HUMANAS.

O PROPÓSITO DE DEUS EM CUMPRIR SUA PROMESSA NUNCA FALHA A promessa: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei. … em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Gn 12.2-3 – Os irmãos de José tentaram frustrar os planos do Soberano. Mal sabiam eles que estavam contribuindo para que se cumprisse o plano de Deus. Decisões humanas: Vamos matar, vamos vender, vamos enganar nosso pai, os ismaelitas o compram e o vendem; Soberania de deus: De maneira invisível Deus guia a história das suas criaturas por decisões humanas. O plano de resgatar o seu povo, um plano eterno – DEUS É FIEL AO QUE PROMETEU – POR ISSO JOSÉ PODIA CONFIAR NOS PLANOS DE DEUS, MESMO NÃO SABENDO COMO TUDO TERMINARIA.

Nada pode frustrar a vontade soberana de deus, homem algum, líder algum, governo algum, potestades, nenhuma autoridade. Você não pode frustrar a vontade de Deus. Deus está no controle de tudo Deus veio em AMOR, GRAÇA E MISERICÓRDIA para resgatar um povo para si, livrar esse povo da culpa do pecado através do seu filho Jesus. Deus usa as pessoas para fazer cumprir com o seu plano. Mas essa não é a razão pela qual são “punidas”. Nós, as pessoas, somos responsáveis pelos nossos pecados. Deus realiza sua vontade soberana na humanidade por meio da liberdade humana. Ele não nos revela como isso acontece, apenas mostra que é assim que acontece. Temos que crer nessa verdade. O justo viverá pela fé (Rm 1.17) – 100% Soberania de Deus x 100% responsabilidade das nossas ações – Somente por fé. Se provarmos cientificamente, deixa de ser fé. Este último capítulo da história de Genesis nos leva a um momento de reflexão sobre os temas universais como PERDÃO, RECONCILIAÇÃO E PROVIDÊNCIA DIVINA. Genesis 50 nos convida a refletir sobre como podemos aplicar esses princípios atemporais em nossa própria jornada de vida. Em seu leito de morte, José traz uma palavra profética sobre a salvação do povo de Deus. “Quando Deus tirar vocês daqui” … Qual seria o interesse pessoal de José em pensar no futuro? Ele estava “morto”. Mas ele via o presente da eternidade. Não se trata de futuro. Ele tinha o foco no Reino. Aqui e agora. Ele tinha o foco na promessa de Deus para o Seu povo. Nós, na atualidade, estamos perdendo essa visão do que Deus tem reservado para nós. “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (I Co 2.9) Esse é o plano SOBERANO de Deus para sua vida. Hoje é tempo de reconciliação com Deus e com o seu próximo. Não importam as circunstâncias. A sua decisão é de sua inteira responsabilidade.

Você pode mudar suas atitudes; Mas a vontade de Deus não muda Jamais. Calvino escreveu que “… Seja qual for o veneno que Satanás produz, Deus transforma em remédio para seus eleitos”. É por isso que José podia confiar nos planos de Deus. É por isso que você pode confiar nos planos de Deus para sua vida HOJE. Fp 2.12-13 … desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor (responsabilidade humana); porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. (Soberania Divina) Concluindo, só podemos confiar nos planos de Deus, porque Ele é amor e não muda jamais. Através da vida de José e de sua família, todo o povo de Deus foi preservado.

Os comentários estão fechados.