Bom, mais um ano terminou e um novo se inicia para nós. Não foram poucos os momentos difíceis, desgastantes e cansativos para muitos, e é assim a nossa jornada na terra. Ela traz cansaço e muitas vezes, desânimo em continuar a caminhada e são esses momentos que nos fazem buscar um oásis para renovarmos as forças e a esperança e depois continuarmos a caminhada. Ninguém opina o contrário de que há momentos pesados nessa caminhada, fazendo nos sentir vazios, sem forças e que a estrada chegou ao fim, entretanto, não se pode esquecer que é Deus quem fortalece o cansado.
Temos a correria do trabalho, as demandas da família, as atividades da obra de Deus e tudo isso leva um pouco das nossas forças e nos momentos de fraqueza e cansaço que percebemos sensivelmente o poder de Deus agindo em nós. Enquanto nos sentimentos “fortes”, fazendo tudo da nossa maneira, nossas forças são sugadas. Talvez, um grande problema que encontramos é que nos momentos de cansaço, temos a facilidade de errarmos mais, provocando um adiantamento de processos de mudança.
O tempo parece cada vez mais curto, não dá para cumprir tudo quanto foi estabelecido na nossa agenda para o dia. As pessoas vivem correndo de um lado para o outro, numa loucura desenfreada. Isso nós observamos em todos os aspectos da vida, seja no trabalho, nos estudos, na ânsia de acumular fortuna, no galgar cargos e posições, e bem sabemos como tudo está cada vez mais difícil.
Não podemos nos apoiar em nós mesmo ou em nossa própria força e capacidade. Deus prometeu prover a força, a energia e o poder de que precisamos para prosseguir. O cansaço, a frustração, o desânimo nos deixa a sensação de que nada está acontecendo em nossa vida. De repente as coisas parecem enfadonhas, a mesmice de sempre, tudo em preto e branco, sem a alegria das cores.
Deus nos ama e se compadece de nós. Ele mesmo está sempre pronto a renovar as nossas forças quando nos sentimos enfraquecidos, abatidos e derrotados. “Esperar no Senhor” é aguardar pela provisão que Ele tem para nós, implicando colocar n’Ele toda a nossa esperança.
Muitas das situações ainda continuarão existindo, mas Jesus quer nos guardar. O que muda quando colocamos a nossa esperança apenas em Deus é que, mesmo com tantas preocupações e atividades, por piores que sejam, conseguiremos enfrentálas.
Tem uma música que demonstra bem esse sentimento de cansaço e a esperança de que as forças sejam renovadas: “Fiz mais do que posso, vi mais do que aguento, e a areia nos meus olhos é a mesma, que acolheu minhas pegadas. Depois de tanto caminhar, depois de quase desistir, os mesmos pés cansados, voltam pra você. Meus pés cansados de lutar, meus pés cansados de fugir, os mesmos pés cansados, voltam pra você”.
Que possamos reconhecer o ponto onde estamos cansados e buscar em Deus o renovo necessário para continuar, a esperança para crer e a fé para vencer.