Fé e Confiança de Josué e Calebe (Números 13.5-9)

Nossa história está no ponto quando Moisés avista a terra prometida, conforme o texto de Números 13. Deus havia prometido ao seu povo que eles herdariam uma terra rica e abençoada e durante centenas de anos eles sonhavam com a realização daquela promessa. Muitos morreram aguardando o cumprimento dela. E agora, lá estavam eles a alguns
quilômetros de Canaã.

O povo de Israel havia saído do Egito com Moisés e a caminhada pelo deserto foi sem sombra de dúvidas pautada de muitos conflitos e muitas lutas. Foram 40 anos de muitos desafios e finalmente estariam realizando o sonho de possuir uma terra onde fariam morada e habitariam, como Deus havia prometido. Já que Moisés, por boca de Deus, não entraria na terra, Deus ordena que ele envie 12 espias para sondagem da tão sonhada Canaã, que Deus estava por dar a Israel por herança.

O texto nos informa que Moisés envia Josué e Calebe e mais 10 homens escolhidos, um de cada tribo, para espiar a terra de Canaã. Queriam saber sobre os habitantes dela e se realmente era como Deus havia falado. O relato dos espias foi que a terra era realmente muito boa e belíssima, contudo havia gigantes nela e o povo era muito poderoso. Como sempre reagiram, os hebreus perguntavam a si mesmos como haveriam de possuir aquela terra com tantos empecilhos diante deles. Pensavam que Deus os havia abandonado. Muitos queriam voltar para o Egito depois de 40 anos! Contudo, na opinião de Josué e Calebe a terra era muito boa e já que o Senhor havia prometido a Israel sua posse, o que tinham a fazer era somente obedecer para receber a bênção. E o relatório contrário de Josué e Calebe mudou a história do povo de Deus, que obedeceu e tomou posse da terra, também com muitas lutas.

Moisés morre e não pisa na nova terra e Josué assume a liderança do povo, fazendo-o passar a seco pelo rio Jordão e adentrar para a Canaã prometida. Do Jordão, cada tribo retirou uma pedra, e as levaram consigo para erigir coluna em memorial a YAHWEH por mais um grande feito.

Como tenho dito, muitas vezes somos como o povo de Israel. Não cremos naquilo que Deus falou e prometeu fazer em nós e por nós. Olhamos ao nosso redor e somente enxergamos as dificuldades naturais e os problemas que nos afrontam. Esquecemos que o Deus que prometeu é muito mais forte e mais poderoso do qualquer problema que enfrentamos. Precisamos crer que o Deus de toda provisão irá cumprir aquilo que prometeu, portanto o que temos a fazer é simplesmente obedecer.

Deus está nos chamando para tomar posse da terra que está diante de nós, isso como indivíduos e como comunidade. É hora da Missional enfrentar com determinação e coragem o desafio de evangelizar este bairro e as nações, e nós, como seus membros, evangelizar nossos vizinhos e amigos. Eu bem sei que há muitos gigantes, mas eu garanto que a terra é boa e muito bela e que seus frutos são dignos de nosso investimento de templo e talento. Os gigantes que habitam nela, nossos inimigos, serão nosso alimento para o sucesso de nossa empreitada, pois YAHWEH é conosco. Precisamos tomar posse daquilo que ele nos prometeu, e confiantes nele somente, que é o Deus todo-poderoso, trabalhemos com determinação e afinco.

Portanto, subamos e possuamos a terra! Tomemos posse daquilo que o Senhor tem para nós, confiemos naquele que é o Todo-Poderoso
e trabalhemos determinados para sermos instrumentos de sua eterna graça.

E Deus assim nos abençoe!

Os comentários estão fechados.