Vivemos em uma época em que o assunto família está sendo discutido e exposto de todos os lados – ideias, planos e discussões sobre o que é e o que não é família. A mídia tenta explicar como as famílias devem viver e devem ser. Muito complicado!
Vemos comportamento de pais, mães e filhos baseados em muitas coisas, muitas receitas mágicas para uma família perfeita, mas pouca espiritualidade nisso tudo. Sabemos que a “família perfeita” não existe e nunca irá existir nesse contexto de pecado que vivemos. O pecado contaminou toda a possibilidade de uma perfeição harmoniosa no lar e vivemos constantemente em busca de algo que está longe de ser alcançado e que não existe de verdade. Seguimos fórmulas e “receitas de bolos” para conseguir, vivenciar essa perfeição, e infelizmente, enganando a nós mesmos nesta busca. É certo que precisamos viver em um lar com muitos princípios e valores, repletos de relacionamentos saudáveis, mas isso não significa perfeição.
Deus planejou um ambiente familiar, parecido com o que ele vive com a trindade. Nosso Deus é trino, se relaciona com a trindade e com toda a sua criação, ele se revela e se relaciona especialmente com os homens criados à sua imagem, conforme à sua semelhança.
A ideia de Deus para a família seria para um convívio e um relacionamento parecidos com o da trindade, com papéis bem definidos, harmonia plena, equilíbrio constante, tudo com muito respeito e baseado no amor de uns para com os outros. Mas, infelizmente, veio o homem pensando que sabia mais que Deus, achando que seus planos mortais eram melhores do que o do Criador e resolveu “mudar” um pouco as coisas. Ao longo do tempo e com escolhas erradas, as famílias foram se distanciando do plano original de Deus, e tudo isso devido ao pecado que contaminou a vida e relacionamentos humanos.
Penso que a grande dificuldade que temos atualmente para vivermos bem e de maneira saudável em família é a forma individualista e egocêntrica como as pessoas veem e pensam sobre família. Se entendo e acredito que quem criou a família foi Deus, por que iria buscar referencias familiares longe dEle? Porque iria buscar em outras fontes o que Ele tem para oferecer para a saúde dos relacionamentos, pois Ele é o idealizador dessa grande ideia. Creio que nossos padrões e referências precisam estar centrados em Deus e em seus preceitos.
A perspectiva para uma família equilibrada e saudável precisa estar alinhada com os padrões do Criador e da trindade, e o ambiente no lar similar ao criado por nosso Deus. É preciso olhar para os escritos bíblicos e torná-los verdades práticas em nossa vida diária. Amar mais, sempre procurar a paz, respeitar mais, educar melhor, ações simples que modificam a lar.
É preciso dedicação, renúncia e muito amor para escolher intencionalmente todos os dias um ambiente melhor e mais harmonioso no lar. Cada membro da família precisa mirar em Deus cada vez mais e responder de forma positiva aos exemplos mostrados pelo Criador.
Que possamos rever conceitos e valores perdidos, ou deixados de lado, e nos mover na direção de um ambiente repleto de graça, de esperança e de muito amor, demonstrados pelo bondoso Deus trino. E assim vivermos em um lar que exale e expresse as características Dele, cheio de alegria e esperança.