As crianças são especialistas em aguardar ansiosas a chegada do Natal. O comércio ajuda (ou atrapalha) nesta ansiedade infantil, e também na dos adultos. A possibilidade de ganhar presentes faz com que a magia da fantasia tome conta de suas imaginações férteis. Apesar de suas motivações estarem, muitas vezes, somente na chegada do “Papai Noel” e nos presentes que ele trás, elas podem nos ensinar algo sobre como esperar ansiosos e com confiança a chegada do Natal de Jesus.
Maria, a mãe do menino Rei, também pode muito nos ensinar. Ela também aguardava ansiosa a chegada de seu filho (Lucas 1.26-56). Podemos observar em suas atitudes que ela estava bem apreensiva por ver se cumprir nela a profecia e a promessa da chegada do Messias ao mundo. A sua fé e alegria são algo notados na narrativa do evangelista São Lucas. Ela, bem como as crianças de nosso tempo, pode nos ensinar a aguardar com expectativa e alegria a chegada do Natal.
Observe que a expectativa do Natal deve estar repleta de alegria. O anjo diz a ela: Alegra-te, muito favorecida! Não há como receber a notícia da chegada do Natal sem alegria no ar. As promessas de Deus são sempre alegres. Sei que muitos adultos, cheios dessa falsa expectativa de um natal materialista, estão desanimados com a chegada dele, mas gostaria de mudar um pouco esta perspectiva, e queria desafiá-los a enxergar o Natal pela ótica da chegada de Jesus, o Messias, e do cumprimento das promessas eternas de Deus para com a humanidade caída. Precisamos viver com alegria esses momentos especiais do calendário cristão.
O verso 37 do texto citado nos revela um Deus poderoso e que não falha. A salvação do mundo chegou para Maria, a escolhida de carregar o Salvador em seu ventre. Da mesma forma, a salvação do mundo chegou à sua vida por que você também é uma pessoa escolhida e especial. Veja que notícia maravilhosa! Ser alvo das bênçãos e das promessas de Deus. Esta realidade tem que mudar sua visão do natal, como mudou a da virgem Maria; e devemos celebrar esta data com muito entusiasmo.
Talvez, para muitos de nós este ano tenha sido muito difícil e até mesmo muito apertado financeiramente. Contudo, precisamos lembrar de que “para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”, como diz o texto de Lucas. Ele prometeu cuidar de nós, e certamente irá cumprir, pois é fiel a ele mesmo e suas benditas promessas. Creia e deixe que o Deus dos impossíveis transforme sua desesperança numa viva e rica esperança de dias melhores, pois a pessoa que vive aguardando ansiosa a chegada do natal também é cheia de fé (v.45), fé no Deus que pode fazer tudo, no Deus dos impossíveis.
Se você tem motivos para estar desesperançoso, seja no trabalho ou sem ele, na escola com medo de uma reprovação; nos relacionamentos; na família; ou em outras tantas áreas, lembre-se que Deus pode mudar a sua situação. Lembre-se que Deus pode mudar o seu destino e fazer de sua vida um constante Natal. Afinal de contas, Jesus nasceu em você!
O natal de Jesus, o nosso livramento, tem que ser uma expressão de fé e confiança naquele que prometeu, que é fiel, e irá cumprir cada uma de suas palavras. Por isso precisamos aguardar ansiosos a chegada do Natal.
A esperança, repleta de alegria e fé, deve ser renovada, especialmente nesta data do ano. Rompamos em alegria, pois nos é nascido o Filho de Deus! A promessa foi cumprida e a salvação chegou até nós. Venham e celebremos a chegada do Messias de Deus. Feliz Natal! Salve o Rei Jesus!
Rev. Robson Gomes