Esperança, Confiança e Fé no futuro com Deus

O tema para nossas reflexões dominicais para o ano de 2024 é exatamente o título desta pastoral. O texto base está em Provérbios 23.18 e o objetivo é desafiar a nossa comunidade de fé a banir do coração o medo, a ansiedade e a incerteza do futuro tão incerto que se nos apresenta, sabedores que o nosso Deus já está lá em nosso futuro. Vamos trabalhar alguns pontos importantes no desenvolvimento desta temática durante o ano de 2024.

Começaremos acentuando a importância e relevância da promessa da esperança certa que temos em Deus. A Palavra de Deus é repleta de promessas que nos asseguram uma esperança inabalável. Elas não são meras palavras, mas compromissos divinos, realizados com base em Seu caráter. Nosso trabalho é crer, confiar e descansar nele, e isso com obediência e serviço ao Reino de Deus.

Voltaremos nossa atenção também para a confiante caminhada que temos quando temos Deus ao nosso lado. Ao confiarmos em Yahweh, nossa jornada se torna segura e dirigida por Sua santa sabedoria. A confiança não é apenas uma emoção, mas uma atitude contínua de depender de Deus em todos os aspectos da vida.

No desenvolver do tema, vamos falar sobre a fé que remove montanhas, como Jesus disse em uma de suas parábolas. Refletir sobre o papel da fé nos leva a entender que ela é a chave para superar os desafios presentes e futuros. A fé não é apenas crer no que não vemos, mas confiar plenamente no caráter fiel de Deus. E, lembrem-se de que, a fé que move montanhas não é uma fé que ignora as dificuldades, mas uma fé que as enfrenta com a certeza de que Deus é maior do que qualquer obstáculo.

Na caminhada cristã, e mesmo da vida de uma maneira geral, temos que lidar com o medo natural de ser humano. Seremos desafiados a lidar com o medo à luz das Escrituras Sagradas. A Palavra de Deus nos assegura que a fé em Jesus é o antídoto para vencer o medo. Adversidades virão, contudo, é a presença consoladora do Mestre Jesus que nos mantém firmes e seguros na jornada.

Outro ponto importante que veremos no decorrer do ano é que devemos superar a ansiedade, natural nas lutas da vida. A ansiedade sobre o futuro pode nos paralisar, mas a paz de Cristo, e em Cristo, pode ser a resposta para superarmos essas preocupações. Ao buscar a paz que excede todo entendimento, encontramos a fortaleza para enfrentar cada dia com confiança e serenidade.

Ainda teremos um tempo para aprender que as promessas de Deus apontam para um futuro certo, pois elas são segundo o Seu eterno propósito. As promessas bíblicas nos garantem um futuro cheio de esperança. Em um mundo incerto, as promessas de Deus são ancoras seguras para nossas almas, até o nosso destino final.

Por isso que, confiar nos planos soberanos de nosso Deus, é imprescindível para uma vida tranquila. Mesmo quando não entendemos, com clareza, os caminhos de Deus, podemos confiar em Sua soberania. Podemos encontrar paz ao confiar no plano divino, mesmo quando não podemos ver o quadro completo. Falaremos sobre isso também.

Neste ano, seremos convocados pelo Espírito de Deus a viver o hoje, o presente, com a fé e a confiança exclusiva no Deus que trabalha por nós. A fé não é apenas para o futuro, mas especialmente para o tempo de hoje. A fé pode impactar nossa vida cotidiana e transformar nosso relacionamento com Deus, dando-nos paz e alegria no viver.

Por último, vamos aprender com algumas testemunhas da história, que viveram cheias de esperança, confiança e fé, e que dedicaram suas vidas a Deus e Seu plano de paz e bem. Nada é mais inspirador do que ouvir testemunhos reais de fé em meio às circunstâncias desafiadoras. Vamos ouvir histórias inspiradoras que fortalecem nossa fé e nos encorajam a perseverar com esperança.

Que este tempo juntos, neste ano tão desafiador, seja um marco em nossas vidas, onde a esperança, confiança e fé sejam fortalecidas, guiando-nos para um futuro certamente bom, conforme a promessa do nosso Deus fiel. Que seja assim!

Os comentários estão fechados.