Esforçai-vos

No mês de outubro comemoramos a Reforma Protestante que tem sua data em 31 de outubro de 1517, realizada por Martinho Lutero. Lembro aqui que um dos pontos importantes do movimento da Reforma foi a confirmação da doutrina da salvação pela graça, conforme os ensinos da Bíblia. Entre tantos textos, lembro aqui de Efésios 2.8-9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”

Quando lemos no texto de Lucas 13.23-24, encontramos a expressão esforçai-vos (que no grego transliterado é Agonizomai) dando a ideia de lutar, agonizar com propósito, ser um combatente, se esforçar ao máximo. Não é uma contradição em relação a doutrina da salvação pela graça. Sabemos que a justificação nunca será através de um labutar de vida, e sim pela graça exclusivamente, que é um favor imerecido. Podemos afirmar que a graça sempre nos dará condições para esforçarmos até a linha de chegada, o que é reforçado em 1 Coríntios 9.25: “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” Ainda o apóstolo Paulo nos diz em 1 Timóteo 4.10: “Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis.” E ainda em 2 Timóteo 4.7 “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” A ordem do nosso Salvador é que devemos nos esforçar para viver uma vida sempre fiel a Ele. A vida cristã nunca foi uma chamada para a facilidade, pois o discipulado requer tudo de nós. A carreira cristã não é fácil e sempre exigirá de nós dedicação total. Esforço em praticar todos os ensinamentos de Cristo deve ser nossa motivação diária.

Cristo nos ensina que aqueles judeus que pensavam que entrariam pela porta, só por serem da descendência de Abraão, estavam errados, pois a porta da salvação nunca foi larga, pelo contrário, a porta da salvação é estreita. Só passa pela porta estreita aquele que vive plenamente em comunhão com Deus. Ser uma pessoa boa, frequentar a igreja na tentativa de garantir o céu, certamente não funcionará. O céu é um presente para aqueles que tem fé em Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador (João 1.11-13 e 3.16). E a ordem de Jesus é para nos esforçarmos enquanto estivermos vivendo neste mundo. Esforçar largando o egoísmo, a sabedoria própria, o pecado e tudo aquilo que faz separação entre nós e o nosso Deus. Esforçar para sermos trabalhadores fiéis na sua seara.

Temos nos esforçado com disciplina e determinação todos os dias, para vivermos uma vida santa e agradável ao nosso Deus? Espero que sim! A porta da salvação sempre será estreita.

Os comentários estão fechados.