Entrada Triunfal do Rei Jesus ( Mt 21:1-11)

Havia no Antigo Testamento (AT) três ofícios principais, três classes de pessoas que exerciam funções diferentes na nação teocrática de Israel. Eram eles: os profetas, os sacerdotes e os reis.

O profeta era a boca de Deus ao povo, já o sacerdote era aquele que representava o povo diante de Deus. Ele também consultava a Deus quando o povo tinha dúvidas e atuava como juiz representante de Deus. O ofício real não começou em Israel da mesma forma que os outros dois, Deus havia legislado sobre o ofício real, mas foi num contexto de rebeldia, após o período dos juízes que a nação pediu a Samuel um rei para o povo de Israel. Havia, porém, uma promessa de um rei, filho de Davi, que viria no futuro para salvação do povo.

Resumindo, os profetas, sacerdotes e reis do AT tinham seus ministérios completamente vinculados à Lei: o profeta a pregava, o sacerdote a aplicava pessoal e especificamente e o rei a fazia cumprir nacionalmente.

Jesus Cristo cumpre esses três ofícios. O nome CRISTO significa literalmente ungido, exatamente o ato que unia os três ofícios do AT.

O direito divino dos reis é uma doutrina política e religiosa segundo a qual o poder dos reis tem como fundamento a vontade de Deus. Ao entrar em Jerusalém, como rei, o Senhor Jesus mostrou aos judeus que estava determinado em Sua Vontade a obedecer a Vontade do Pai. O propósito de Jesus em seguir a Jerusalém foi de tornar pública a sua afirmação de que ELE era o Messias e Rei de Israel, em cumprimento da profecia. Mateus diz que o Rei montado em um jumentinho foi um cumprimento exato de Zacarias 9:9: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.”

Jesus veio não como um rei, mas como O REI. Os judeus não compreenderam a natureza do reinado de Cristo, pensavam que ele seria um rei terreno. Por isso, Herodes, o Grande, temia perder o seu próprio trono e, a multidão tentou fazê-lo rei na ocasião do milagre da multiplicação dos pães.

Infelizmente, o louvor que o povo derramou sobre Jesus na sua “entrada triunfal” não foi porque o reconheceram como o Salvador dos seus pecados. Eles o saudaram devido ao seu desejo por um libertador messiânico, alguém que iria guiá-los a uma revolta contra Roma. Havia muitos que esperavam que talvez Jesus seria um grande libertador temporal. Estes são os que o saudaram como Rei com seus muitos hosanas, reconhecendo-o como o Filho de Davi que veio em nome do Senhor. Mas quando Jesus não atendeu às suas expectativas terrenas, dentro de poucos dias, os hosanas se transformariam em gritos de “Crucifica-o!” Aqueles que o saudaram como um herói em breve iriam rejeitar e abandoná-lo.

Devemos ter a Jesus como Rei espiritual, lembrando Sua afirmativa de que o Seu reino não é deste mundo e que estamos caminhando para tomarmos posse de um reino que nos está reservado desde a fundação do mundo. Se o aceitarmos somente como rei material, estaremos rejeitando-o assim como os judeus o fizeram. Jesus veio como Salvador das nossas almas. Veio para nos libertar do jugo do pecado. Deixemos que Ele reine completamente sobre as nossas vidas.

Presbítero Marco Antônio

Os comentários estão fechados.