Eliseu, um Bom Discipulo

A Bíblia nos diz pouco em relação à vida de Eliseu junto com Elias. Sabemos que Eliseu foi servo, sucessor e discípulo de Elias. Um discípulo é aquele que reproduz e imita a vida do mestre, e Eliseu, nosso personagem de hoje, viveu bem esse conceito. Ele colocou sua vida a serviço do profeta Elias e aprendeu como viver para Deus, ouvi-lo e segui-lo. Eliseu experimentou ao máximo de seu mestre, observando seus ensinamentos e reproduzindo cada um deles.

Quando Elias chamou Eliseu para ser seu discípulo, ele estava trabalhando na lavoura, o que demonstra um homem disposto ao serviço; e ele obedeceu ao chamado imediatamente deixando tudo para seguir seu mestre, o que demonstra desprendimento.

Cristo nos chama para sermos seus discípulos, seguidores e cumpridores dos seus mandamentos e ensinamentos. Ele deseja que possamos reproduzir sua vida e darmos frutos como Ele nos ensinou.

Sabemos que vida do discípulo é nada fácil, pois a primeira coisa exigida dele é negar a si mesmo, é deixar toda justiça própria e descansar na justiça de Deus. É também deixar a presunção de tentar agradar a Deus pelos seus “bons atos”. Aceitar que o amor de Deus, o sacrifício de Cristo, a redenção de nossos pecados não são por merecimento próprio, mas tudo fruto da graça misericordiosa de Deus. Quando entendemos que nossa vida é fruto da graça e do amor de Deus, e que tudo já está pago, e que não precisamos fazer nada para obter o amor, o perdão e a aceitação Dele, a vida fica mais simples, pois entendemos e vivemos baseados somente no amor de Deus.

Não significa que não iremos mais errar, que nossa caminhada será perfeita, e que não teremos falhas ou quedas. Certa vez o Pr. Caio Fabio disse sobre a humanidade do discípulo: “Assim, no caminho, o discípulo cai, levanta, chora, questiona, se oferece para o que não deve, ambiciona ser maior, menor, mais amado, mais crido, mais usado, mais devotado, mais, mais… e, então, vai aprender enquanto cai, enquanto erra, enquanto sugere equivocadamente, enquanto acerta, enquanto nega, enquanto corta orelhas, enquanto quer fazer fogo cair do céu e enquanto pensa que sabe, sem nada saber”. Também Davi, que foi chamado o homem segundo o coração de Deus, errou e pecou varias vezes. O detalhe é que o coração de Davi era voltado para Deus, ele sabia quem ele era e quem Deus era. A humildade e dignidade em reconhecer suas debilidades, juntamente com o quebrantamento, o ajudaram a aceitar suas falhas e lutar contra elas.

A caminhada do discípulo é para a vida toda. Em sua existência na terra, ele é forçado a aprender vivendo, pois somente vivendo situações, experimentando coisas, vendo as ondas levantarem, os ventos soprarem, os pães multiplicarem, as doenças sendo curadas, convivendo com medos e certezas, é que o aprendizado e vivencia do discípulo acontecem. Tudo é uma lição e o Mestre usa a vida para aprendermos e crescermos.

Com confiança Naquele que nos chamou a seguir Seus passos e exemplos, desistindo de nós mesmos e aceitando o plano perfeito que o Mestre tem para cada um de nós, vamos vivendo a vida e trilhando o caminho como bons discípulos de Cristo.

Os comentários estão fechados.