Eis o Menino!

Havia um homem que aguardava ansioso conhecer o Natal, o Cristo de Deus. Seu nome era Simeão (Lucas 2.25-35). Ele, de maneira peculiar, viu o Natal chegar e o carregou com muita alegria e gratidão. Ele tem algumas características que o privilegiaram nesta experiência tremenda, o que gostaria de compartilhar com vocês.

A primeira delas é que ele era um homem justo e piedoso (v.25). Isso muda tudo! Ele era uma alma bondosa. O viver justa e piedosamente são comportamentos que são encontrados em todos aqueles que experimentaram o Natal de Jesus, o Cristo. Eles não se conformam com a injustiça e a maldade do mundo, antes aguardam a consolação para todos os povos, e agem intencionalmente na direção da busca da paz e da harmonia. São pessoas que lutam para um mundo melhor, lutam contra os abusos e explorações, lutam contra todo tipo de injustiça e imoralidade. O motivo que os faz lutar por um mundo melhor é que eles são cheios do Espírito Santo de Deus. Não há como ser justo e piedoso, aguardando e lutando por uma vida melhor, sem a presença do Espírito Santo em suas vidas.

Outra característica é que Deus fala com aquele que experimenta o Natal (v.26). Este é um tesouro que Simeão tinha: Deus falava com ele. Aquele que vê e abraça o Natal, a pessoa que experimenta o Natal, tem o privilégio de ouvir a direção e a voz de Deus. Muita gente reclama que não consegue ouvir a Deus. Isso acontece porque não experimentaram de fato um relacionamento pessoal e vibrante com o Jesus nascido em Belém. Simeão não só tinha o privilégio de conversar com Deus, como também tinha prazer em obedecê-lo e seguir seus conselhos. O Espírito Santo era quem movia a sua vida e dava direção correta para seguir, não seus impulsos ou emoções. Ele sabia disso, e se alegrava em cumprir aquilo que Deus ordenava. Ele era mais do que feliz; ele era bem-aventurado!

Os resultados de uma pessoa que experimenta o verdadeiro Natal são riquíssimos. Ela se satisfaz nesta vida, e aquilo que pede, recebe, como afirmam as Escrituras Sagradas. Ela é uma pessoa bem-aventurada, muito feliz e realizada. Tudo o que faz é bem-sucedido, como diz o Salmo 1. O segredo de tamanha realização na vida é que sua satisfação e objetivo estão tão somente em ver e viver o Natal. Ver e viver o Cristo, e isto lhe basta! A própria existência tem uma nova dimensão, propósito e perspectiva, e a vida terrena perde sua importância em relação às grandezas do verdadeiro Natal.

Assim é a pessoa que experimenta o Natal de Jesus. Sua vida é diferente e cheia de sentido; sua celebração é intensa e verdadeira, pois os seus olhos viram a luz bendita de Deus, a Salvação para todos os povos.

Que o Pai Eterno nos conceda graça, como foi com Simeão, de experimentarmos o Natal de Jesus, e que seja na mesma intensidade e significado que aquele servo do passado experimentou.

Que Deus nos abençoe e tenhamos todos um Feliz Natal!

Os comentários estão fechados.