E DEUS FAZ ALIANÇAS – O Nóe Abençoado

e todo ser vivente da face do planeta, motivada pela proliferação desordenada do pecado. Ficou claro em Gênesis 6 que a terra estava completamente corrompida e a maldade havia se proliferado a um ponto extremo, e Deus não estava nada “contente” com tudo isso. Ele resolveu aplicar seu justo juízo sobre toda a criação e fazer cessar a vida deste planeta.

Em meio a constatação divina de que o coração do homem havia se corrompido pelo pecado e as consequências danosas das suas escolhas já estavam ali em seus relacionamentos egoístas e sem Deus, ele encontrou Noé – e Noé achou graça diante de Deus. Ele foi achado um homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos, isso porque Noé andava com Deus e prezava pelo relacionamento com Yahweh.

Noé era a descendência bendita e um escolhido para cumprir com o plano eterno de Deus para resgatar a humanidade perdida. Assim, Deus o chama e lhe dá algumas ordens e instruções: constrói um barco enorme de madeira de cipreste, pois eu decidi acabar com toda a vida sobre a terra através de muita chuva, uma enchente sem precedente. Noé creu, obedeceu e convocou sua família e se pôs a construir a arca, que demorou cerca de 120 anos até o cumprimento das palavras do Eterno.

As chuvas vieram e cobriram toda a face da terra, e foram exterminados todos os seres vivos, como Yahweh havia dito. Salvos, entretanto, Noé e sua família, e todas as espécies de animais domésticos e selváticos que entraram na arca com Noé para o repovoamento do planeta após a enchente. Noé e sua família ficaram dentro da arca durante um ano e dezessete dias esperando as águas baixarem para recomeçarem suas vidas. Eles foram preservados pelo seu ato de fé e confiança no que Yahweh havia dito, e nada mais – foram salvos por fé e graça, essa revelada na escolha divina.

Quando as águas baixaram e Noé sai da arca com sua família, a primeira coisa que ele faz é erigir um altar e adorar a Deus. Tinha a consciência do ato benfeitor de Yahweh na preservação de sua vida e de sua família. Reconhecia em Deus o provedor e sustentador da vida. Devemos nos lembrar sempre de que Deus se agrada de corações agradecidos, e os abençoa. Esse é o padrão de nosso Deus amoroso – sempre recompensa aqueles que, de coração grato, o buscam e o amam.

Yahweh, então, faz uma aliança, um pacto, com Noé e Sua criação, prometendo nunca mais exterminar os seres viventes com água. E como prova, como sinal, de que sua promessa seria cumprida, estabelece um arco nos céus, entre as nuvens, para que todos se lembrem de suas preciosas palavras.

Não foi Noé e sua arca os responsáveis pela salvação daquele mundo de então, pois ele nem era perfeito. Mas recebeu graça. E todos que recebem graça divina devem, em resposta a tamanha graça, viver agradecidos vivendo para agradar a Deus e servi-lo. É assim que fomos chamados a viver no mundo de hoje.

Embora Deus tenha todo o direito de destruir sua criação, porque o ser humano é pecador desde o nascimento e está em rebelião constante contra Deus, ele, em vez disso, decide mostrar abundante graça e maior misericórdia, fazendo uma nova aliança conosco, a verdadeira e eterna aliança por meio do sangue derramado do seu unigênito Filho – Deus envia Jesus Cristo para salvar o mundo.

Portanto, o arco-íris que hoje vemos no céu após as chuvas não é um “post-it” de Deus ou um enfeite celestial. Ele é um sinal claro da graça, misericórdia e fidelidade de Yahweh, nosso Deus. Ele representa a vitória da graça sobre o julgamento – precisamos entender isso. Nós merecemos o julgamento e a punição, mas Deus pendurou seu arco no céu só para nos lembrar de que a verdadeira aliança foi feita em Cristo, e que a misericórdia e a graça prevaleceram.

Mas, chegará o dia em que Deus fará com que, mais uma vez, um “arco” do seu julgamento seja visto por todos os olhos, sem exceção, e naquele dia não haverá um barco físico em que possamos entrar para sermos salvos. Nossa única esperança de salvação é sermos encontrados agraciados em Cristo Jesus, pela fé de que ele existe e é salvador de todos os que se aproximam dele. E eu oro para que este seja o lugar onde todos nós estejam e sejamos encontrados por ele naquele dia bendito. Amém.

Os comentários estão fechados.