Discernir o Corpo – os Dons e a Santa Ceia

A Ceia do Senhor, da qual participaremos amanhã, nos aponta para uma realidade muito séria. O texto que lemos, onde Paulo orienta sobre como tomá-la, nos afirma que devemos discernir o corpo de Cristo antes de participar dela, à pena de sofrer danos. Não sei muito bem explicar tal fenômeno, mas é o que as Escrituras nos dizem, portanto, é pura verdade. Por acreditar que esse é um assunto muito sério, vou discorrer um pouco sobre o que vem a ser discernir o corpo e como isso tem tudo a ver com a Santa Ceia.

Discernir o corpo de Cristo, nada mais é do que perceber, compreender e viver o papel que cada um tem no contexto dos dons espirituais. É sobre dons espirituais – simples assim. Então, saiba-se que todo crente tem pelo menos um dom espiritual que Deus deu de presente para ele. Pode ter sido dado em algum momento de sua vida, especialmente na sua conversão, no seu batismo ou profissão de fé, ou em qualquer tempo. Algumas vezes, mais outro dom é dado no decorrer do tempo da caminhada cristã, quando o Espírito decide dar, levando em consideração a necessidade da Igreja. Contudo, a verdade sobre os dons é a mesma – todos nós temos pelo menos um dom dado por Deus para o serviço e aperfeiçoamento do corpo. E por Corpo, entenda-se a dinâmica e funcionamento da igreja de Jesus.

O que você precisa fazer é discernir o Corpo – entender qual é o seu papel na igreja, qual é o seu dom espiritual, e executá-lo com entusiasmo e dedicação, para que o Corpo de Cristo, que somos todos nós, funcione harmoniosamente. É isso que a Bíblia nos fala: precisamos funcionar com harmonia, cada um exercendo seu dom para que o todo funcione muito bem. Quando uma parte do corpo não funciona como deveria, todo o restante sofre, e por isso existem anomalias na igreja, como resultado muitas vezes da negligência de alguns. Portanto, procure conhecer seu dom e desenvolvê-lo com dedicação no seio da igreja local, para que todos sejam abençoados.

Lembre-se que os dons são muito importantes para o equilíbrio e saúde da Igreja de Jesus aqui na terra. Não dá para imaginar um corpo composto somente de mãos, pés, ou outro membro qualquer. Todos os membros têm função diferente uns dos outros, que devem exercê-la com zelo para que o corpo funcione como corpo. É a multiforme graça de Deus agindo em nós e através de nós (1 Pedro 4.10) para o serviço do Reino e aperfeiçoamento dos santos (Efésios 4.12).

Por isso precisamos buscar conhecer o nosso dom, exercê-lo e desenvolvê-lo aqui na Missional do Caminho. Você tem um trabalho a executar para Cristo e em amor, e há muito o que fazer aqui em nosso meio. Temos muitas vertentes para você se engajar: na Escola Bíblica Dominical, no diaconato, nos muitos ministérios, nos departamentos internos, na ação social, e tantos outros. Você é muito bem-vindo para cooperar. Enfim, há muito o que fazer, e serviço é o que não falta. Se envolva trabalhando aqui em nossa comunidade de fé. Devemos nos envolver na vida da igreja e servi-la com os nossos dons, com harmonia e eficácia.

Agora, gostaria que você voltasse seu olhar para a Santa Ceia que o Senhor Jesus instituiu, pois dela dependemos, dela provem sustento; é por ela que nós nos alimentamos espiritualmente para enfrentarmos as lidas do dia a dia e as batalhas espirituais. É através dessa mesa maravilhosa que nos tornamos aptos para exercer, com precisão e fidelidade, nosso dom no corpo de Cristo. Ela nos nutre com a pessoa do Cristo ressurrecto e nos prepara para a lida do cotidiano. É a partir dela que exerço meus dons com alegria e dedicação.

Então, todos aqueles que entenderam esta mensagem, que sabem discernir o corpo, devem participar da Santa Ceia. O apóstolo Paulo nos chama a sermos participantes ativos dela. Então, devemos tomar de seus elementos, pão e vinho, com consciência, intenção, convicção e muita alegria e paz.

Os comentários estão fechados.