Em tempos difíceis, quando parece que não há perspectivas de melhoras, e é essa a situação que o mundo está passando hoje, precisamos crer que Deus nos dará dias melhores. Há um livro de Max Lucado que se chama: “Dias Melhores virão”. Dele tirei o título desse sermão e alguns insights para prepará-lo na esperança de que Deus fale ao nosso coração através desta reflexão.
Creio as coisas têm seu curso planejado pelo Altíssimo e tudo tem seu fim, seu propósito. Essa crise que estamos vivendo, que tem gerado muitas dificuldades e muito temor, certamente tem sido um assunto que tem nos perturbado tremendamente; mas, saiba que não foi perdido o controle da história da humanidade, apesar de tudo muito obscuro e confuso. Deus está permitindo que passemos por este vale sombrio, e ele sabe muito bem pelo que estamos passando.
É muito triste quando a doença ataca sorrateiramente, quando o casamento desaba, quando um filho passa por problemas, quando falta trabalho, quando o dinheiro não é suficiente, quando a morte de um ente querido nos assalta, quando relacionamentos são quebrados, quando nossa estrutura emocional está fragilizada e a depressão nos pega de surpresa. Nestes momentos difíceis, fazemos com freqüência algumas indagações muito sérias: Onde está Deus nisso tudo? Algum bem pode resultar de tanto mal? Será que Deus realmente está nos ouvindo? Devemos entender que esse tipo de pensamento nos assalta porque somos seres humanos limitados e frágeis.
Sei que gostaríamos que nossas lutas e sofrimentos fossem nada mais que pesadelos, e que quando acordássemos fosse mesmo só um sonho ruim. Mas, nem sempre é assim. Na verdade, como sempre digo, a vida aqui não é Disneylândia! Ficamos, sim, tristes e muitas vezes muito desanimados com tantas lutas e tribulações, sofremos e passamos por dias maus em nossa caminhada, e isso com certa frequência, pois isso faz parte da nossa experiência humana.
A primeira coisa que quero ressaltar é que Deus não muda por causa de nossas tormentas. Ele não recua diante de nossos problemas. Ele não se espanta com essas e outras questões existências e circunstanciais que experimentamos em nosso viver. Ele está no seu santo templo, diz o texto que lemos. Isso quer dizer que Ele controla e governa o universo! Ele está no controle de todas as coisas. Ele é Deus, nós não!
Lembre-se que, se você está cansado demais para continuar, ele irá acolhê-lo em seus abraços ternos; se você está desanimado demais para lutar, ele o levantará com seu braço forte. Deus é por você. Deus é por nós, e por isso, somente por isso, dias melhores virão.
Uma última coisa precisa ser dita: Precisamos enxergar a vida pelas perspectivas de Deus, e assim nossa existência terá mais sentido e viveremos mais tranquilos. Quando enxergamos assim, Deus transforma nosso sofrimento desesperado em um sofrimento cheio de esperanças. Continuaremos “sofrendo”, claro, mas com uma percepção diferente que produz paz, pois Yahweh nos promete dias melhores. Ele tem um futuro cheio de esperança para cada um de nós. Ele deseja que sejamos fortes e firmes nas suas promessas. Não precisamos nos desesperar. É certo que dias melhores virão, pois Deus está conosco.
Lembrem-se que o nosso socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra, e ele não permitirá que nossos pés vacilem, porque não cochila e nem dorme o Guarda de Israel (Salmo 121). Que coisa linda é saber disso!
O Criador nos conclama hoje a esperar dias melhores. Devemos olhar para frente e crer que o Eterno mudará a nossa sorte e que, sim, ainda teremos muitas alegrias para contar. Devemos ter fé de que ele cuida de nós, e nos proporcionará despensas cheias, mesmo em meio a lutas e tribulações – a despensa da cozinha e a despensa do coração. Precisamos viver na esperança e na fé de dias melhores.
É claro que precisamos fazer aquilo que nos cabe, a nossa responsabilidade como filhas e filhos de Deus: Devemos amar mais, perdoar mais, sorrir mais, abençoar mais, sonhar mais, crer mais, esperar mais, ajudar mais, viver mais e melhor – precisamos mesmo é mais de Deus e seu grande amor. É isso!
Como já disse, eu creio que dias melhores virão! Creio mesmo! E é nessa confiança eu oro para que nossa vida seja repleta da presença de Jesus, nosso querido irmão mais velho, que cuida e zela por cada um de nós.