Desfrutar da Verdadeira Paz

É fato que todos, crentes no Senhor Jesus ou não, passam pelas mais diversas tribulações. No texto em foco, Cristo está falando especificamente para os cristãos, pouco antes da grande perseguição à igreja. Também é fato que o Consolador nos traz Paz nos momentos de adversidades nesta vida aqui. Sem contrariar essas Verdades bíblicas, eu gostaria de levá-lo a ver esse texto em uma outra dimensão, ou seja, A Verdadeira Paz na sua plenitude, na Glória Celestial.

“No mundo passais por aflições…” – O que vem a ser o mundo sob a perspectiva de salvação? As Escrituras nos mostram um contraste entre as “coisas do mundo e as coisas espirituais” (Rm 8). Quando, teologicamente, entendo que o mundo reflete as obras da “carne” e, consequentemente do meu pecado, entendo também que as minhas tribulações foram permitidas em razão da minha natureza pecaminosa. Ou seja, quando da queda do homem em Gênesis 3, fomos todos condenados à morte e como consequência vieram toda sorte de sofrimento físico e emocional. Vivemos doenças, guerras, inseguranças, morte física, etc. Isso só ocorreu por causa do pecado introduzido através do nosso pai Adão. Desde então passamos por constantes aflições. Como vimos, mesmo neste mundo terreno podemos desfrutar de uma paz em Cristo, nosso irmão mais velho. Essa paz que temos através do Consolador, aqui nesta terra, é apenas uma “amostra grátis” do que realmente nos espera. A VERDADEIRA PAZ, em toda a sua plenitude nos aguarda na nova terra prometida, a nova Canaã celestial que nos foi prometida por Cristo. Ele Venceu o mundo. Ele, portanto, venceu o pecado e a morte, nos assegurando a Paz que o mundo e ninguém pode nos dar ou sequer imaginar o que ELE tem reservado para nós (I Co. 2:9). Com essa perspectiva, podemos afirmar que a Verdadeira Paz só pode ser alcançada através da nossa Salvação em Jesus Cristo pelo derramamento do Seu precioso sangue na Cruz. “Tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” Cristo não somente nos traz conforto nesta vida aqui, mas Ele venceu o mundo das trevas e nos assegurou Paz Eterna com Ele. Ele nos transportou do reino das trevas para o seu Reino da Luz. O nosso “bom ânimo” não deve ser sustentado pelos livramentos que experimentamos aqui. O nosso “bom ânimo”deve ser focado na eternidade. Cristo não venceu o mundo físico. Ele venceu o mundo espiritual de satanás e seus anjos. A Verdadeira e Completa Paz já nos foi dada pelo autor e mantenedor da nossa Salvação. Não há como separar a Paz de Cristo da Salvação em Cristo. Somente através do plano redentivo é que podemos obter a Paz de Cristo. Aqueles que não conhecem o Senhor e Salvador do mundo, jamais conhecerão a Paz Verdadeira.

Portanto, meu irmão, alegre-se, tende bom ânimo, Cristo venceu a morte eterna e nos assegurou Vida Eterna desfrutando da Paz Eterna juntamente com Ele.

Que a Paz de Cristo, que excede todo o conhecimento esteja conosco.

Os comentários estão fechados.