Autoridade das Escrituras

O tema do nosso ano de 2023 é: Desconstruindo crenças e construindo a fé, ou seja, é viver o mesmo cristianismo, legado por Jesus, num mundo novo e dinâmico. Planejamos falar de vários subtemas a cada mês, e o deste mês de junho é fazer com que entendamos a distinção entre as crenças básicas (primárias) das secundárias. O que desejamos é que o Evangelho puro e simples seja visto e conhecido entre nós.

E o tema deste domingo é sobre a Autoridade das Escrituras em oposição aos movimentos “autoritativos” das narrativas culturais e da história do cristianismo com suas heresias – por exemplo a infalibilidade papal. O objetivo é banir de nós a religiosidade e buscar incessantemente a espiritualidade sadia na Bíblia Sagrada, na oração, no serviço à Causa de Deus e na convivência harmoniosa e sadia com os santos – especialmente aqui na Missional do Caminho, onde servimos.

Sobre as Escrituras Sagradas, toda a Bíblia foi escrita por homens e mulheres inspirados diretamente por Deus, que escreveram exatamente as palavras que Deus queria que fossem transcritas para o Livro Sagrado. Portanto, nós cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus. Essa é uma verdade da qual não abrimos mão! Deus deixou um documento escrito para nos abençoar, que é o registro na história da pessoa de Deus e de sua obra redentora.

Elas sempre foram a autoridade maior, e não o papado de Roma ou qualquer outro concílio eclesiástico; nem alguma declaração ou credo, ou mesmo encíclicas papais ou conciliares. Não pode haver nenhum documento autoritativo na vida do cristão e da igreja, senão a Bíblia Sagrada – e entenda-se por isso todos os seus livros, de Gênesis a Apocalipse.

Nós cristãos reformados cremos que a Bíblia, composta de Antigo e Novo Testamentos, é a única regra de fé e prática para todo o povo de cristão. Nela, os segredos do coração de Deus são revelados aos mortais pecadores, que ao se aproximarem dela, com fé e interesse, recebem graça especial para suas vidas.

Cremos que ela é a revelação de Deus para a humanidade caída, e que revela Jesus como seu filho amado e salvador do mundo. E não é a igreja que confere autoridade às Escrituras, mas a igreja apenas a reconhece como tal. Essa autoridade decorre da origem divina das Escrituras – é assim que cremos e ponto final.

Temos que ler as Escrituras sempre com um espírito de oração, clamando a interferência do Divino Espírito Santo, para que possamos compreender e enxergar as verdades transformadoras contidas no Livro de Deus. É uma alegria saber que temos em nossas mãos a expressão exata daquilo que Deus quis revelar e escrever aos homens!

Pela Bíblia nós podemos conhecer a Deus e o seu plano de salvação para toda a humanidade. Sem ela não saberíamos como nos achegar ao Pai e receber dele a vida eterna em Cristo, nosso Salvador. É somente na Bíblia, a revelação especial de Deus, que encontramos descrito sobre o único caminho que nos leva até o Criador: Jesus, o Cristo de Deus. Mas, também é na Bíblia que podemos nos desenvolver como pessoas e aprender sobre as questões de uma vida santa e repleta de significado.

Com o auxílio do Espírito Santo, todo cristão pode, e deve, apropriar-se de seus conselhos e de sua sabedoria, lendo e estudando com afinco o documento maior e mais lindo que Deus deixou para que a humanidade o conhecesse, e conhecesse a salvação e a vida eterna – Jesus Cristo, seu único filho. Que coisa linda é a Bíblia Sagrada! Dou muitas graças a Deus pela Bíblia. Precisamos considerar nossas vidas e perceber o quanto dependemos dela.

A minha oração é que nossa igreja tome gosto pela leitura devocional da Bíblia para que possa continuar crescendo em graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Que seja assim, amém.

Os comentários estão fechados.