As Marcas da Verdadeira Igreja

Bill Hybes em um dos seus livros pergunta: “Qual é a igreja mais importante do mundo?” É a igreja que Deus está edificando dentro de você. Quais são as marcas de uma igreja verdadeira? Para responder essa pergunta, precisamos olhar não para as igrejas contemporâneas, mas para a igreja mãe, para a igreja de Jerusalém. Aquela igreja possuia algumas marcas: 1) Ela se reunia no templo e de casa em casa; 2) Ela tinha profundo compromisso com a doutrina e também uma celebração festiva; 3) Ela era profundamente engajada em ação social (horizontal) e também na oração (vertical); 4) Ela não apenas evangelizava, mas também fazia discípulos; 5) Ela tinha grande comunhão dentro dos muros e também a simpatia dos de fora.

Hoje vemos igrejas que revelam grandes desequilíbrios: As igrejas que zelam pela doutrina, não celebram com entusiasmo. As igrejas ativas na ação social desprezam a oração. Aquelas que mais crescem em número mercadejam a verdade. Igrejas sem Cristo!

Vamos olhar para a igreja de Jerusalém como nosso exemplo e modelo:

  1. UMA IGREJA QUE TEM ZELO PELA TEOLOGIA
  2. Firmeza doutrinária – v. 42 – A igreja de Jerusalém nasceu sob o bastão da verdade. A igreja começa com o derramamento do Espírito, a pregação cristocêntrica e a permanência dos novos crentes na doutrina dos apóstolos. A igreja tem zelo pela sua Palavra. Uma igreja fiel não pode mercadejar a Palavra.
  3. Perseverança na oração – v. 42 – A igreja de Jerusalém não apenas possuia uma boa teologia da oração, mas efetivamente orava. Ela dependia mais de Deus do que dos seus próprios recursos
  4. Havia temor de Deus na igreja – v. 43 – Hoje as pessoas estão acostumadas com o sagrado. Há uma banalização do sagrado. Há uma saturação, comerciliazação e paganização das coisas de Deus – Os filhos de Eli. Quem conhece a santidade de Deus não brinca com as coisas de Deus – Daniel 5. Há crentes que fazem piada com as coisas de Deus. Não há temor.
  5. Havia presença da intervenção extraordinária de Deus – v. 43
    • A manifestação extraordinária de Deus estava presente na vida da igreja. Hoje há dois extremos na igreja: aqueles que negam os milagres e aqueles que inventam os milagres.
  6. UMA IGREJA QUE TEM ENTUSIASMO NO CULTO
  7. A igreja tinha prazer de estar na Casa de Deus – v. 46 – O culto era uma delícia. Eles amavam a Casa de Deus (Salmo 84 e 27:4).• Uma igreja viva tem alegria em estar na Casa de Deus para adorar.  A comunhão no templo é uma das marcas da igreja ao longo dos séculos.
  8. O louvor da igreja era constante – v. 47 – Uma igreja alegre, canta. Os muçulmanos são mais de um bilhão. Eles não cantam. Uma igreja viva tem uma louvor fervoroso, cantagiante, restaurador, sincero, verdadeiro. O louvor que agrada a Deus tem sua origem em Deus, tem seu propósito de exaltar a Deus e como resultado produz quebrantamento nos corações.
  9. A alegria da igreja era ultracircunstancial – v. 46 – A igreja transbordava de alegria: a) Atos 5:40-42 – Os apóstolos são açoitados pelo sinédrio e retiraram-se regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus; b) Atos 6:15 – Estêvão na hora da morte vê a Jesus e seu rosto transfigura-se como rosto de anjo; c) Atos 13:52 – Os discípulos em Antioquia da Pisídia, mesmo perseguidos, transbordavam de alegria.

III. UMA IGREJA QUE VALORIZA A COMUNHÃO

  1. Os crentes tinham prazer de estar juntos – v. 42,44,46 – Onde desce o óleo do Espírito, aí há união entre os irmãos; aí ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre (Sl 133). Cessam as brigas, as contendas; brota o perdão e a cura. Todos estavam juntos. Partiam pão de casa em casa.  Eles se reuniam no templo e também nos lares.
  2. Os crentes eram sensíveis para ajudar os necessitados – v. 44-45– Os crentes converteram o coração e o bolso.  Desapego dos bens e apego às pessoas.

    IV. UMA IGREJA QUE PRODUZ IMPACTO NA SOCIEDADE
  3. Pelo seu estilo de vida contava com a simpatia de todo o povo – v. 47 – A igreja era comprometida com a verdade, mas não legalista; A igreja era santa, mas não farisaica; A igreja era piedosa, mas não com santorronice; Os crentes eram alegres, festivos, íntegros. Eles contagiavam. O estilo de vida da igreja impactava a sociedade: melhores maridos, melhores esposas, melhores filhos, melhores pais, melhores estudantes, melhores profissionais.
  4. Pela ação soberana de Deus, experimentava um crescimento numérico diário – v. 47 – Qualidade gera quantidade – A igreja crescia em números – A igreja crescia diariamente. – A igreja crescia por adição de vidas salvas. – A igreja crescia por ação divina.

CONCLUSÃO

O Senhor pode fazer coisas incriveis atraves de pessoas comuns quando ELE os chama, transforma e capacita atraves do seu Espirito.

Deus essencialemente pegou um grupo de pessoas e os usou para trasformar o mundo de cabeca para baixo ( Atos 17.6). Deus tomou um assassino odiador de cristaos e o transformou no maior evangelista cristao, o autor de quase metade dos livros do Novo Testamento. Deus usou perseguicao para causar a rapida expansao do evangelho. Deus pode e faz o mesmo atraves de nos, atraves de sua igreja. Nos chamando, transformando, capacitando, fortalecendo atraves do Seu Espirito Santo e dando-nos uma paixao de espalhar as boas novas de salvaca atraves de Cristo e de sua Igreja Verdadeira.

Os comentários estão fechados.