As Bem-Aventuradas

Hoje celebramos o Dia das Mães e gostaria de fazer uma homenagem a elas relembrando a pessoa da mãe de nosso Senhor e Salvador Jesus. Maria sem sombra de dúvida foi bem-aventurada; ela foi uma  pessoa muito especial para a humanidade pelo fato de ter sido escolhida para gerar em seu ventre Jesus, o Cristo. O texto de Lucas 1.39-56 nos fala desta condição especial que aquela moça alcançou pela graça  divina.

O motivo que torna Maria uma pessoa especial é o fato de ela ter sido escolhida dentre milhões de mulheres, muitas especiais como ela, para receber a semente divina e trazer à existência, nada mais, nada menos, do que o filho de Deus. Quanto privilégio! Ela foi a mais bendita dentre todas porque carregou o Cristo em seu ventre, o amamentou, e o educou. Ela teve o grande privilégio de levar em seu útero a preciosa semente divina, e dar a luz ao Salvador do mundo. Ela é certamente uma mulher especial, contudo, o único motivo que faz da pequena e doce Maria a mulher mais especial do planeta é que graciosamente ela foi escolhida para carregar em seu ventre o filho de Deus.

Há de se ressaltar que não somente ela, mas todas vocês mulheres e mães podem, da mesma forma, se tornar bem-aventuradas. Na verdade todas as pessoas, homens e mulheres, que carregam o Cristo em suas vidas tem o mesmo privilégio e mesma honra que Maria teve. Hoje, nós os crentes em Jesus, somos todos “Marias”. Talvez alguns homens estranhem tal afirmação, mas estou dizendo que temos todos a mesma honra que Maria teve, pois também carregamos espiritualmente o Cristo. Ele escolheu nascer em nós e através de nós. Quanto privilégio!

Há algumas características que marcam a pessoa que carrega o Cristo em seu coração e, portanto a torna uma pessoa bendita, feliz e bem-aventurada, que gostaria de extrair da experiência que Maria teve com Deus quando ficou grávida de Jesus: primeiro é a humildade (v. 48) – Deus não escolheu as coisas grandes e importantes, mas as humildes. Acima de tudo, Deus ama a humildade e deseja que seus filhos sejam humildes. Uma vida feliz deve haver também Disposição (v. 49) – Quando carregamos o Cristo, precisamos deixar nossas vidas nas mãos de Deus. Devemos aprender sub-missão e obediência. Precisamos estar prontos para deixar Deus agir em nós e através de nós, e ele fará grandes coisas ao nosso favor. Por último, devemos ter Temor de Deus (v. 50) – Quando tememos a Deus nós reconhecemos quem ele é e quem nós somos. Não podemos brincar com Deus. Quando tememos a ele, nos colocamos em nosso lugar de carentes e necessitados, de servos, e assim reconhecemos nele toda a nossa suficiência e poder.

Maria foi bem-aventurada e é isso também que Deus quer para nós. Essa é a mesma bênção que ele reserva para aqueles que carregam Seu filho nos dias de hoje. Sem Jesus, Maria não seria nada; sem Maria, Jesus ainda seria bendito e o mais importante ser do universo. Sem Maria Deus encontraria outro ventre para nascer, mas ele decidiu que fosse aquela Maria, a pequena jovem virgem, gente como a gente. Ele escolheu aquela Maria; ele escolheu eu e você!

Neste Dia das Mães você precisa fazer uma escolha para ser uma mulher bem-aventurada, como foi Maria. Você precisa escolher hoje mesmo servir a Jesus. Com Jesus você se tornará como Maria, e tantas outras mulheres abençoadas, e por certo será muito feliz. Que Deus te abençoe, mamãe querida, no seu dia!

Os comentários estão fechados.