Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus!

Aquietai-vos! Parem de lutar! Parem de se preocupar! Descansem em mim! Reconheçam quem eu sou! Esta é a mensagem do Eterno para nós nesse tempo de tanta tribulação e medo. O salmista ainda completa no Salmo 37.7: Descansa no SENHOR e espera nele! Descansem, meus queridos, em Yahweh, o Criador e Todo-Poderoso, o Senhor dos exércitos, aquele que luta as nossas guerras por nós; ele está conosco! Que verdade sublime e confortadora.

Os casos de COVID têm aumentado em nossa cidade e os hospitais estão bem próximos de um colapso com respeito a ocupação de seus leitos, é o que dizem as autoridades civis e médicas. E falta ainda insumos e equipamentos. Realmente a situação é séria e precisamos nos implicar com ela. Há certa tensão e certo medo rondando nossas mentes e corações. E com certa razão, contudo, a mensagem clara de nosso Deus precisa nos trazer esperança, alegria, coragem e fé.

O prefeito da cidade de Belo Horizonte decretou na sexta-feira a suspenção das atividades presenciais dos cultos nas igrejas. Ele pode até tomar essa decisão baseado nos aumentos dos casos de COVID-19, mas nunca tem autoridade e poder para parar o nosso culto verdadeiro ao verdadeiro Deus. Deus resolveu fazer em nós sua morada – ele habita em nós – e onde estivermos, sob quaisquer circunstâncias de restrição ou proibição, o nosso culto continuará a ser prestado a Ele com alegria e gratidão, de forma livre e ardente.

No meio de toda essa situação de tensão, devemos nos lembrar de que Deus continua no controle da história. Ele não foi pego de surpresa com esse vírus, e nem tão pouco se mostra impotente ou distante. Ele continua sendo Deus, e ponto final. Gostem ou não, essa é a grande verdade do Evangelho. Até mesmo porque Deus não nos chamou para uma vida mansa e tranquila, sem problemas ou tribulações. Ao contrário, ele nos chamou para negarmos a nós mesmos, tomar a nossa cruz e segui-lo – e seu caminho foi o Gólgota! E também nos exortou que passaríamos por aflições no mundo, mas ao mesmo tempo ele nos confortou dizendo que deveríamos ter bom ânimo (João 16.33), ou seja, nos encher de entusiasmo e esperança, pois ele venceu o mundo e estaria conosco em meio a toda tribulação; e até o fim.

O Pai nos comissionou a ir e levar a boa notícia de que em Jesus há salvação para toda a humanidade, e essa é a nossa missão. Ele nos chamou para amar como ele amou, e através de nossas boas obras (Mateus 5.16), as quais ele preparou de antemão para que andássemos nelas (Efésios 2.10), o Seu nome fosse glorificado em todos os lugares e em todas as circunstâncias. Agora, mais do que nunca, precisamos ser sal e luz para um mundo insosso e que vive em densas trevas. Nossa confiança no Deus que controla o destino de todos nós precisa ser conhecida por todos os que estão ao nosso redor. Confiança, fé e coragem, virtudes divinas que precisamos revelar ao mundo através de nossas atitudes e palavras. O medo e a desconfiança não cabem em nossos comportamentos.

Isso não quer dizer que devemos viver de forma irresponsável. Claro que não! Devemos tomar as devidas medidas protetivas e de segurança para nós e para todos ao nosso redor, seguindo as orientações gerais de segurança. Isso é, de fato, amar a Deus e revelar este grande amor divino aos outros. Usar as máscaras, manter o distanciamento social, fazer uso do álcool gel e zelar por sua saúde fazem parte de uma atitude que reflete o caráter de um cidadão do Reino de Deus. Isso também, dentre tantas outras, são as nossas boas obras que glorificam o nome de Deus.

Portanto, aquietai-vos e sabei que Yahweh é o nosso Deus. Aquietem-se e saibam que o SENHOR dos Exércitos está conosco, está ao nosso lado, andando conosco, cuidando e protegendo aqueles que O temem. E mesmo que andemos por vales sombrios, não precisamos temer, pois ele está conosco – a sua vara e o seu cajado nos consolam (Salmo 23), ou seja, a sua presença santa nos trás paz e segurança.

Que o Eterno, o Deus sempre bom, nos conceda sempre a sua graça e assim vivamos em paz e segurança diante de quaisquer situações, enfrentando com fé e coragem os tempos maus. Paz e bem a todos!

Os comentários estão fechados.