Aquele que Vê o Natal

Havia um homem que aguardava ansioso a chegada do natal do Cristo de Deus. Seu nome era Simeão (Lucas 2.25-35). Ele, de maneira peculiar, viu o natal chegar e o carregou com muita alegria e gratidão. Ele tem algumas particularidades que o privilegiaram nesta experiência tremenda, o que gostaria de compartilhar com vocês.

A primeira delas é que ele era um homem justo e piedoso (v.25). Isso muda tudo! Ele era uma alma bondosa. Você poderia pensar que as atitudes exteriores nem sempre dizem da verdade interior das pessoas, mas eu digo que elas falam muito do que a pessoa realmente é no seu íntimo. O viver justa e piedosamente são comportamentos que são encontrados em todos aqueles que experimentam o Natal de Jesus, o Cristo. Eles não se conformam com a injustiça e a maldade do mundo, antes aguardam a consolação para todos os povos, e agem intencionalmente na direção de buscar a paz e a harmonia. São pessoas que lutam para um mundo melhor, lutam contra os abusos e explorações, lutam contra todo tipo de injustiça e imoralidade. O motivo que os faz lutar por um mundo melhor de se habitar é que eles são cheios do Espirito Santo de Deus. Não há como ser justo e piedoso, aguardando e lutando por uma vida melhor, sem a presença do Espirito Santo em suas vidas.

Outra característica é que Deus fala com aquele que aguarda o natal (v.26). Este é um tesouro que Simeão tinha: Deus falava com ele. Aquele que vê o natal, a pessoa que experimenta o natal, tem o privilégio de ouvir a direção e a voz de Deus. Muita gente reclama que não consegue ouvir a Deus. Isso acontece porque não experimentaram de fato um relacionamento pessoal e vibrante com Jesus. Simeão não só tinha o privilégio de conversar com Deus, como também tinha prazer em obedecê-lo e seguir seus conselhos. O Espirito Santo era quem movia a sua vida e dava direção correta para seguir, não seus impulsos ou emoções. Ele sabia disso, e se alegrava em cumprir aquilo que Deus ordenava. Era mais do que feliz!

Os resultados de uma pessoa que experimenta o verdadeiro natal são riquíssimos. Ela se satisfaz nesta vida, e aquilo que pede, recebe, como afirmam as Escrituras Sagradas. Ela é uma pessoa bem aventurada, muito feliz e realizada. Tudo o que faz é bem sucedido, como diz o Salmo 1. O segredo de tamanha realização na vida é que sua satisfação e objetivo de vida estão tão somente em ver e viver o Cristo – e isto lhe basta! A própria existência tem uma nova dimensão e perspectiva, e a vida terrena perde sua importância em relação às grandezas do verdadeiro Natal.

Assim é a pessoa que espera ansioso e experimenta o natal de Jesus. Sua vida é diferente e cheia de sentido; sua celebração é intensa e verdadeira, pois os seus olhos viram a luz bendita de Deus, a Salvação para todo aquele que crer.

Que o Pai Eterno nos conceda graça, como foi com Simeão, de experimentar o Natal de Jesus, e que seja na mesma intensidade e significado que aquele servo do passado experimentou. Que Deus nos abençoe e tenhamos todos um Feliz Natal!

Rev. Robson Gomes

Os comentários estão fechados.