Aquele que está acima de tudo e de todos, O SENHOR

É possível encontrarmos pessoas que afirmam categoricamente que Deus está no controle de tudo. Embora ser uma crença também comum ou popular, isto é uma verdade! A Bíblia diz isto, porém, a questão é sabermos até onde vai a nossa crença de que Deus está no controle de tudo. Explico. Todos passamos por situações diversas na vida. Há momentos que estamos bem; tudo está perfeitamente bem, mas noutros, as coisas parecem ficar avessas e fora do controle.

Nestes, conseguimos perceber claramente que não estamos no domínio, que a nossa capacidade (“lato sensu”) é impotente e insuficiente. É isso que vemos desde os primórdios, é isso que vejo em minha vida, é isso que acontece com a sua. O que fazer, então?

Há dois relatos bíblicos que quero compartilhar com vocês, e esses relatos, acredito, podem nos ajudar a compreender o que a Bíblia diz e como podemos acalmar o nosso coração.

O primeiro relato encontra-se no livro do profeta Isaías, no cap. 6.1, que diz: “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas de suas vestes cobriam o templo” (Bíblia Sagrada, Almeida e Atualizada). A situação de Isaías não era das melhores. A nação de Israel estava triste, cabisbaixa porque um dos grandes reis estava morto. O tempo de boa governança estava, ao que tudo indicava, ameaçado, além, claro, de desfalecer o coração pela morte do rei. É nesse contexto que a visão de Isaías fala profundamente a cada um de nós. Deus está no controle! Não importam as circunstâncias. Não importam as notícias. Ele não perdeu o trono! Ele continua reinando soberanamente sobre tudo e todos.

Aqui é o nosso desafio. Crer que Deus está no controle de tudo e de todos é um desafio para os cristãos porque vai além da crença popular (comum), uma vez que reflete a nossa fé na grandeza de Deus e na verdade de sua Palavra (as Escrituras Sagradas) porque há momentos que somos tentados a pensar (embora saibamos que Ele está no trono) que Ele não está no controle, ou seja, que há algo ou alguém, pelo menos momentaneamente, mais forte do que Deus. Mas a notícia do Evangelho é que não. Ele continua e continuará para sempre assentado no trono!

O segundo relato é a respeito da doença e morte de Lázaro. Este está no Evangelho de João, no cap. 11.1-44. Não há como dizer que não foi uma tragédia. Uma casa; uma família está amargando a dor da perda. É triste isso! As irmãs de Lázaro estão completamente amarguradas e desoladas, e com certa razão, pois quem quer perder o ente querido? Ninguém. A cena fica mais dramática ainda para Marta e Maria (sem falar de outros mais) quando Jesus é avisado de que o seu amigo está doente, porém “nunca” chega ao local de moradia de Lázaro. Tentemos pensar nessas mulheres, só por um pouquinho. Elas sabiam que se Jesus chegasse em tempo hábil, a história mudaria, a morte não reinaria naquela casa. Aliás, elas mesmas disseram a Jesus: “…se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (vs. 21, 32).

É uma verdade o que disseram, porém, e talvez pela situação momentânea, não conseguiram perceber que Jesus Cristo estava, desde o início, no controle de tudo. Ficar em Cafarnaum, dirigir-se para a Judeia, ir a Jerusalém ou à Betânia, a cidade de Lázaro, não fazem qualquer diferença, assim como encontrar Lázaro morto 01, 02, 10, 30 dias ou mais, também não interferem em absolutamente nada para que possa reverter a situação de morte. Por quê? Porque ele tem o controle sobre a morte. Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (v. 25 – Bíblia Sagrada, Almeida e Atualizada). Jesus foi à cidade de Betânia, encontrou o luto naquele lugar. Mas, quando Ele quer, o luto dá lugar à alegria, o choro de tristeza dá lugar ao choro da alegria. Lázaro ressuscitou! Ressuscitou porque aquele que está no controle assim quis, assim ordenou.

Então, qual é a nossa postura diante desta verdade? A resposta absolutamente segura e simples para o crente em Jesus Cristo é descansar nos braços de Deus, sabendo que Ele está no controle, ainda que passemos por circunstâncias que amedrontam o nosso coração. Seja assim comigo e com você, hoje e sempre.

Os comentários estão fechados.