A Bíblia relata uma situação muito dramática vivida por Josué. Este era servo de Moisés, acompanhando-o em suas jornadas rumo à terra de Canaã. Estava tudo caminhando conforme se pensava até o momento em que Moisés já não pertenceria ao mundo dos viventes e, consequentemente, na liderança do povo de Israel. É aqui que o drama de Josué começa, uma vez que fora escolhido pelo próprio Deus para substituir ou suceder Moisés e liderar esse povo à terra prometida. Fazer o quê? Como substituir um dos maiores líderes de Israel? E os sinais realizados perante Faraó? Acredito que foram muitas indagações feitas por Josué, pois não era, convenhamos, uma tarefa fácil. É nesse momento de conflito, tensão emocional e sentimento de incapacidade que Deus fala a Josué e anima-o.
Neste sentido, o SENHOR estabelece algumas orientações importantes para que Josué obtivesse o sucesso necessário em sua jornada, e são elas: (i) Deus estaria com Josué, independentemente de quaisquer circunstâncias (Josué 1.5). É uma grande promessa! É um grande conforto saber que o SENHOR seria a companhia fiel e poderosa para encarar os desafios que estavam à sua frente. Muitos eram os desafios, diversos eram os problemas a serem enfrentados na caminhada para a terra de Canaã. (ii) Deus anima a Josué e o chama à coragem e ao fortalecimento (Josué 1.6). Tenho a impressão de que o estado emocional de Josué não estava bem porque as palavras utilizadas pelo SENHOR são, no mínimo, curiosas: “…sê forte e corajoso, …”. O desafio estava lançado; fazer o povo herdar a terra que, sob juramento, Deus prometeu dar aos patriarcas. (iii) Deus relembra a Josué a importância de se observar a lei de Moisés como manual de vida e sucesso na caminhada. Josué tinha um guia prático para coordenar e guiar o povo ao seu destino.
É fincado nessa lei que o povo passaria pelos caminhos do deserto, atravessaria o rio Jordão e se instalaria na terra e ali viveria por gerações e gerações. É a lei que os guiava em fazer a vontade do SENHOR, por outro lado, é pela lei que também seriam reprovados caso dela se desviasse. E o que tudo isso tem a ver conosco hoje? Bom, estamos iniciando um novo ano, e sempre estabelecemos metas e desafios para serem alcançados, assim, penso que as orientações que o SENHOR dera a Josué são importantes para nós, uma vez que, como constatamos na prática, teremos situações e desafios diversos, sentimentos e necessidades diversos para encararmos e vencermos no ano que está apenas começando.
Seja o SENHOR conosco para encararmos e sermos bem-sucedidos. Que Deus nos abençoe rica e poderosamente.