Agora é com a gente!

Erasmo de Roterdã foi um teólogo e escritor holandês do Século XVI. Conta-se que certa vez ele propôs uma história para enfatizar a importância de assumirmos a nossa missão de levarmos a tocha do ministério de Cristo com grande empenho – para vivermos de fato o IDE de Jesus. Na história, ele conta que Jesus retorna ao céu quando da sua Ascenção. Os anjos, então, se reúnem ao redor dele, curiosos para saber tudo o que havia acontecido durante seus dias vividos na terra. Jesus lhes fala dos milagres que realizou, dos seus ensinamentos, da sua morte na cruz e da sua ressurreição gloriosa. Quando ele termina de contar sua história, Miguel, o Arcanjo, pergunta a Jesus: “Mas, e agora?” E Jesus responde: “Deixei lá onze discípulos fiéis e alguns homens e mulheres que me seguiram fielmente durante os últimos 3 anos. Eles agora vão viver e pregar a minha mensagem, expressando o meu amor ao mundo. Essas pessoas fiéis edificarão a minha igreja”. “Mas”, responde Miguel, “e se essas pessoas falharem? Qual é então o seu plano B?” E Jesus responde: “Não tenho plano B! É só esse!”

Deus “conta” com você e comigo, nós os “deixados” aqui neste tempo, como os apóstolos foram deixados lá naquele tempo. Nós temos o dever de viver e pregar o Evangelho transformador de Jesus em nosso contexto. Cabe a nós levar ao mundo de hoje a maravilhosa e gloriosa mensagem do Evangelho do amor, da salvação e da redenção divina. Jesus está “contando” comigo e com você. Agora é com a gente! Mas, a boa notícia é que não estamos sozinhos. O Espírito Santo está aqui para nos preparar, nos moldar, nos encher, nos capacitar e nos usar com poder.

No Dia de Pentecostes, há 2.000 anos, o Espírito Santo deu aos discípulos a capacidade de falar na língua que seus ouvintes precisavam ouvir e eles conseguiram entender. Havia ali o poder de Deus para levar a mensagem de salvação a todas as línguas, a todos os povos e a todas as raças – e em todos os territórios deste vasto mundo!

Precisamos clamar a Deus que nos ajude a tomar posse do mesmo poder vindo do Espírito Santo para encontrarmos a “linguagem” eficaz, a forma correta de comunicar as maravilhas e grandezas de Deus com toda propriedade (Atos 2.11). Temos uma mensagem urgente para espalhar e divulgar, e é literalmente uma mensagem de vida ou morte. Pessoas podem perecer eternamente por nossa omissão.

Apesar da urgência da mensagem, parece, por alguma razão, que não estamos sendo muito diligentes em divulgá-la. Precisamos nos comunicar melhor e encontrar a “língua” que fale às pessoas no tempo de hoje, que alcance e toque suas vidas e seus corações, onde quer que estejam, de onde quer que venham. Precisamos fazer isso tanto como indivíduos, quanto coletivamente, como Igreja de Jesus.

Se tentarmos fazer isso com nossa própria força, certamente fracassaremos. Temos um chamado missional que precisa ser vivido e pregado, que depende de Deus. Somos convocados a nos unir à Sua grande missão para salvar a humanidade. O nosso papel, portanto, é estar lá, cheios do Espírito de Deus, para manifestar a graça bendita a todos que cruzarem nossos caminhos. Se confiarmos em Deus e deixarmos seu Espírito Santo nos guiar, seremos capazes de manifestar a imutável e eterna mensagem de amor do Pai de uma maneira nova e entendível, conforme a “língua” de cada um. Assim eles ouvirão!

Neste processo, Jesus não disse a seus discípulos que eles não teriam problemas. Na verdade, os problemas deles foram semelhantes aos nossos problemas, respeitadas as diferenças. Mas, o que lhes prometeu foi estar com eles e lhes dar a paz – paz interior e alegria em meio às lutas Ele prometeu que estaria com eles, e conosco, até o fim dos tempos (Mateus 28.20).

E, meus queridos, essa é a mesma promessa que o nosso Cristo nos oferece hoje. Então… Agora é com a gente!

Os comentários estão fechados.