Meus queridos, é necessário falar sobre este importante tema para a nossa vida como cristãos e como comunidade de fé: a unidade na igreja. A Bíblia nos ensina que somos chamados a ser um só corpo em Cristo, apesar das nossas diferenças. Gostaria de refletir com vocês sobre o que a Palavra de Deus nos diz sobre a importância da unidade, destacando a diversidade e a comunhão na fé.
A unidade na diversidade é mistério e é muito linda. E na metáfora do corpo de Cristo conseguimos entendê-la melhor. Assim como o corpo humano tem muitos membros com funções diferentes, a igreja é composta por diversos membros com dons e talentos variados. A diversidade é um plano divino para Sua Igreja, pois Deus criou a diversidade étnica, cultural, e também de dons na igreja para a Sua exclusiva glória.
Portanto, nosso chamado e nosso papel é evitar a todo custo divisões no seio da Igreja de Cristo. Há sempre um risco da diversidade, que é linda, provocar divisões e intrigas, por ciúmes ou orgulho. A Palavra de Deus nos exorta a evitar divisões e manter a unidade, em paz e harmonia.
A Comunhão na Fé é outro elemento importante para a nossa vida comunitária. A unidade na igreja é centrada em Cristo e no Espírito Santo, que nos une. E a comunhão na fé significa compartilhar, com aqueles que compartilham a mesma fé, nossas alegrias e lutas, nossas conquistas e nossos fracassos. Nós, seres humanos, somos suscetíveis a tudo isso, e é apoiando uns aos outros, nos suportando mutuamente é que cumprimos o nosso chamado, honramos a Deus e abençoamos uns aos outros.
Também o servir uns aos outros é uma expressão prática da comunhão na fé. Somos conservos uns dos outros e devemos nos empenhar para olhar com mais critério para o outro e suas necessidades e deixar de sermos egoístas. O amor altruísta é o que Deus nos ensinou enviando Seu filho ao mundo.
Creio que um dos principais propósitos da unidade é o nosso testemunho ao mundo de quem é Jesus em nós. A unidade na igreja é um poderoso testemunho ao mundo, mostrando o amor de Cristo através de nosso amor e suporte mútuos. É também para nosso crescimento espiritual. Crescemos e nos amadurecemos espiritualmente quando trabalhamos juntos, aprendemos uns com os outros e recebemos apoio e amor de nossos companheiros de jornada. Mas, acima de tudo é para que cumpramos o nosso chamado de sermos testemunhas do poder salvador de Jesus – a unidade nos capacita a cumprir o chamado de fazer discípulos e pregar o Evangelho a todas as nações.
Lembre-se de que a unidade na igreja é um reflexo da unidade que encontramos em Cristo. Como o apóstolo Paulo nos lembra no texto que lemos, somos muitos membros, mas um só corpo. A diversidade na igreja é uma bênção e a comunhão na fé nos fortalece e nos capacita a cumprir o chamado que Deus nos comissionou.
Que possamos buscar intencionalmente a unidade e a paz, valorizando as diferenças uns dos outros e amando uns aos outros como Cristo nos amou. Juntos, podemos ser uma luz ainda mais brilhante neste mundo em trevas, e assim, atraindo outros para o amor de Cristo.
Oremos com fervor para que a unidade na igreja seja uma realidade viva em nossas vidas e em nossa comunidade de fé, a Missional do Caminho. Deus seja!