A Promessa do Espírito Santo

Hoje se celebra o Domingo de Pentecostes. O profeta Joel (Joel 2.28-31) anunciou a promessa da vinda do Espírito Santo; Jesus ordenou aos discípulos para que não se ausentassem de Jerusalém até que fossem revestidos de poder, pois o Espírito Santo de Deus que ele enviaria encheria e capacitaria cada um deles para a obra de expansão do Evangelho (Lucas 24.49). E tudo foi cumprido fielmente, como nos relata Atos capitulo 2; e daquele dia em diante, daquela festa judaica de Pentecostes, todos aqueles que recebem a Jesus como seu Senhor e Salvador, recebem também, graciosamente, gratuitamente e imediatamente a bênção completa da presença permanente e imutável do Espírito Santo de Deus em suas vidas.

Essa é uma benção que devemos dar sempre graças por ela, pois nunca estamos ou estaremos sós, como o Mestre Jesus mesmo nos advertiu (Evangelho de João capítulos 14-17). Jesus foi para o Pai, mas prometeu deixar o consolador para estar conosco para sempre; Jesus teve que voltar ao Pai pelo ato divino da Ascensão, mas disse que não nos deixaria órfãos, nem nunca permitiria que ficaríamos sós. Pentecostes! Esse é o cumprimento dessa promessa maravilhosa do Emanuel; e é para todo o sempre! Louvado seja Deus!

O problema é que muita gente por aí não entende muito claramente o ministério do Espírito Santo de Deus, nesse nosso tempo, enquanto Jesus não retorna pela segunda vez a terra. Devemos nos lembrar de que a Bíblia nos ensina claramente sobre a terceira pessoa da Trindade e sobre ele dá testemunho. A obra do Espírito Santo é uma realidade para o tempo em que vivemos hoje. Sem o Espírito de Cristo em nós, não teríamos autoridade de falar ou viver o Evangelho da salvação. Na verdade, o Espírito veio para glorificar o Cristo, e seu objetivo é testemunhar da obra deste Jesus maravilhoso em salvar a humanidade perdida através de nós. O Espírito está em nós por causa de Jesus, e seu ministério é glorificar e honrar a pessoa e obra da segunda pessoa da Trindade, Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador.

Então, o objetivo prático da descida do Espírito é capacitar-nos para sermos testemunhas de Jesus e anunciarmos as maravilhas de Deus em nossas jornadas individuais e também como igreja. Por esta razão é que devemos, com toda dedicação, buscar ser “cheios do Espírito,” como nos ordena a Palavra do Senhor (Efésios 5.18). Estar cheios do Espírito é um processo interminável de busca; é estarmos sempre cheios, e sempre sendo enchidos por Deus cada vez mais. Estar cheios do Espírito é nos encher do caráter manso de Cristo, dos ensinos das Santas Escrituras, do poder de Deus e suas promessas, e pelos louvores àquele que nos salvou; é isso que a Bíblia diz, e como cristãos fiéis ao Senhor Deus devemos levar muito a sério o que a sua Palavra nos orienta.

O resultado prático na vida das pessoas cheias do Espírito Santo é que percebem que todos os episódios da vida têm um significado, um propósito e um sentido, e todos os acontecimentos do cotidiano servem para seu aprendizado e crescimento.  São pessoas otimistas, independentes das circunstancias. São cristãos que não ficam correndo somente atrás de bênçãos, mas andam correndo atrás de um relacionamento vigoroso, íntimo e profundo com o abençoador. É gente que está disposta a dedicar suas vidas ao serviço de Deus e seu Reino eterno, e não medem esforços para que isso aconteça através de suas existências.

Devemos nos alegrar com o Domingo de Pentecostes, pois é o cumprimento da promessa divina que revela o cuidado de Deus para com seu povo amado. E é pelo poder do Espírito Santo que somos capacitados a testemunhar deste Evangelho genuíno, autêntico e transformador de Jesus Cristo. É para sermos testemunhas desse Cristo Salvador é que o Espírito Santo veio pleno para as nossas vidas, inclusive para o tempo que se chama hoje.

Os comentários estão fechados.