A Perfeita Lei de YAHWEH

A teologia cristã pressupõe que DEUS EXISTE. Sem esta premissa, não há cristianismo, igreja, culto, devoção, pecado, condenação ou salvação.

As sagradas escrituras mostram que Deus existe e que Ele está vivo e governa todo este universo. A bíblia não tem a pretensão de PROVAR que Deus existe. Ela simplesmente AFIRMA que Deus existe. Não podemos provar a existência de Deus de forma cientifica ou mesmo dentro de um laboratório. Nós apenas CREMOS NA EXISTÊNCIA DE DEUS PELA FÉ. Se “provarmos” cientificamente a existência do Criador, não há mais a necessidade da fé. Então a bíblia estaria errada, pois ela afirma que “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Ef 2:8. Ou ainda – “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” 2 Co 5:7.

Com nossa natureza pecadora – “Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” – (Rm 3.23) tendemos a nos afastar de Deus e, por causa do pecado, não conseguimos ter um entendimento de quem Deus é. Nós não temos nenhuma noção da real dimensão do poder e glória do Criador Eterno.

O verdadeiro cristianismo fala de um Deus único que SE REVELA à humanidade para que todos possam conhecê-lo. A teologia cristã crê no que o próprio DEUS informa acerca de Si mesmo.

A PERFEITA LEI DE YAHWEH vem, portanto, nos mostrar quem Deus é. Não poderíamos conhecer a Deus se Ele não se revelasse nas obras da natureza, no desenrolar da história, na constituição da natureza humana e, especialmente, no que dizem as sagradas escrituras.

O objetivo de toda lei é o de colocar ordem nas coisas; mostrar o que deve ser feito e o que não deve ser feito; o que é certo e o que é errado; toda lei serve para salvação ou condenação.

No Salmo de número 19, o rei Davi mostra de forma poética como YAHWEH se revela através da Sua criação. Quanta glória e quanto poder… Sua divina presença é inegável. Não há como passar imperceptível. Essa revelação de Deus através da natureza, chamada de “Revelação Geral”, tem por objetivo mostrar quem é YAHWEH para toda a humanidade, indistintamente. Crentes e não crentes. Todos se tornam indesculpáveis diante o Onipotente, pois Ele se fez conhecido em todos os confins da terra e em todo o universo – “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.”  (Rm 1.18-21)

A PERFEITA LEI DE YAHWEH nos faz saber quem Ele é, e quem nós somos. A lei do Senhor é muito mais do que meras informações. Ela nos traz um autoconhecimento movido pelo Santo Espírito de Deus que nos leva a uma busca diária para tentarmos ser semelhantes a Cristo, o próprio Deus encarnado – “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.” (Ef 5.1-2). No livro do profeta Isaias, cap 6.1-8, temos uma revelação de Deus ao profeta. Quando a glória de Deus se revelou a Isaias, ele reconheceu seu lugar de pecador, sua condição de miserável ser, sua total dependência do Criador. Isaías foi conduzido ao arrependimento, movido a uma maior proximidade do Deus de amor. O profeta foi transformado pela PERFEITA LEI DE YAHWEH e se entregou totalmente à obra do evangelho.

A PERFEITA LEI DE YAHWEH é justa.

Uma outra forma de Deus se revelar é através da sua palavra escrita – as sagradas escrituras -.  A essa revelação chamamos de Revelação Especial. Esta revelação tem um foco de salvação. “…e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.” (2Tm 3.15). Ela explicitamente confronta nossos pecados com a santidade de Deus e nos aponta as duas únicas opções: – Vida eterna com Deus ou Morte eterna com satanás e seus anjos. Hoje YAHWEH se revela a você através da sua PERFEITA LEI. Você é inescusável perante Deus. Hoje eu te desfio a tomar a mesma decisão e atitude do profeta Isaías, que ao ser confrontado com a revelação da glória de Deus se arrependeu e se consagrou à obra do Seu Reino. “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, YAHWEH, rocha minha e redentor meu!” (Sl 19.14)

Os comentários estão fechados.