Gostaria de convidá-los a refletir, com ousadia, sobre a poderosa verdade contida na Palavra de Deus, em Mateus 17.20: “Se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada será impossível para vocês.” Essas palavras de nosso Senhor Jesus Cristo são um lembrete vívido do poder da fé. Entretanto, devemos sempre nos lembrar de que a poderosa fé que remove montanhas, além de ser uma fé impulsionada e motivada pelo amor, precisa estar completamente alinhada à vontade soberana e perfeita de Deus.
Por isso é que a fé que remove montanhas não é apenas uma questão de crença intelectual ou confiança abstrata. É mais que isso, é uma confiança irrestrita na pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo e de seu Pai amoroso e soberano, e do poder da eterna Trindade que opera salvação em nós e por nós.
Hoje, quero explorar com vocês quatro argumentos práticos que nos ajudarão a compreender e viver essa preciosa verdade em nossas vidas.
- A fé sem amor é nada
O apóstolo Paulo nos lembra em 1 Coríntios 13.2 que, ainda que tenhamos dons espirituais, conheçamos mistérios e ciências e ainda que tenhamos uma fé enorme, se não tivermos amor, nada nos adianta. A fé desprovida de amor é vazia e sem poder. O amor é o vínculo que dá significado à nossa fé e nos capacita a agir em conformidade com a vontade de Deus. Quando buscamos “mover montanhas” sem amor, estamos apenas produzindo barulho vazio, sem impacto duradouro, e que não abençoa ninguém. É o amor de Deus que nos capacita a confiar Nele completamente, a crer em Suas promessas e a agir de conformidade com Sua santa e soberana vontade. É o amor que nos impulsiona a buscar a face de Deus em oração, a permanecer firmes diante das adversidades e a perseverar, mesmo quando tudo parece impossível. É no amor que as montanhas são demovidas de nosso caminho e experimentamos vales tranquilos, pastos verdejantes e águas cristalinas.
- Somente pela vontade soberana de Deus
Como já disse, devemos nos lembrar de que a fé que move montanhas está plenamente alinhada à vontade soberana de Deus. Nem sempre o que desejamos “mover” é o que Ele deseja para nós. Nossa fé deve estar submissa à Sua santa vontade, confiando que Ele sabe o que é melhor para nós em todas as circunstâncias. Somos convocados a nos submeter, com alegria, e experimentar a Sua santa, perfeita e agradável vontade. Devemos reconhecer que nem sempre a vontade de Deus coincide com nossos próprios desejos e interesses.
Portanto, a fé que remove montanhas não é uma fórmula mágica para obter tudo o que queremos, mas sim uma confiança inabalável na soberania, sabedoria e no amor de Deus, revelado em Sua vontade, mesmo quando os caminhos do SENHOR são misteriosos e incompreensíveis para nós. É a vontade Dele que devemos perseguir e não as nossas vis e mesquinhas ambições.
- A fé do tamanho de um grão de mostarda
Como vimos, Jesus compara a fé poderosa com a de um grão de mostarda. Mesmo sendo tão pequena, essa fé tem um poder incrível de mover montanhas, somente se, e quando, ela estiver enraizada no amor e buscando a vontade do Eterno Pai.
Às vezes, nos sentimos incapazes de mover as montanhas em nossas vidas por causa do tamanho “minúsculo” de nossa fé. No entanto, é preciso lembrar que não é a magnitude da nossa fé que importa, mas sim a fonte dela e sua conexão com o poder divino. Nada depende de mim, mas Daquele que tudo pode e tudo faz.
- Identificando nossas montanhas
Chegamos agora ao ponto crucial, o de identificar as “montanhas” em nossas vidas que precisam ser movidas pela fé. Essas montanhas podem se manifestar de várias maneiras: um vício que nos aprisiona, um relacionamento quebrado que precisa de restauração, um desafio financeiro que parece insuperável, uma enfermidade que nos assedia, uma montanha enorme de medo, de dúvida, de pecados ou de sofrimentos, entre tantas outras aflições. Cada um de nós enfrenta montanhas únicas, mas a promessa de Deus é que, com uma fé centrada no Amor e na Sua santa vontade, mesmo que pequenina, nada nos será impossível. Independentemente do tamanho ou da natureza dessas montanhas, lembrem-se de que a fé do tamanho de um grão de mostarda é o suficiente para movê-las, quando essa fé está enraizada no amor de Deus e na Sua vontade soberana.
Portanto, a fé que move montanhas é uma fé que transcende as limitações humanas, é mais do que acreditar por acreditar. Ela é uma fé enraizada no amor de Deus e submissa à Sua vontade. Somos desafiados a examinar nossos corações e identificar as montanhas que precisam ser movidas por “tamanha fé”.
Que Ele nos conceda a graça de conquistar uma fé que, mesmo do tamanho de um grão de mostarda, seja suficiente para mover as montanhas em nossas vidas, para Sua glória e para nossa alegria. Que Deus os abençoe ricamente hoje e sempre. Amém.