A Esperança, a Confiança e a Fé de Ana

A vida de Ana é um testemunho poderoso de esperança, confiança e fé, especialmente em tempos de sofrimento e lutas, até mesmo diante de um aparente silêncio de Deus. Ela é uma mulher que experimentou dor e frustração, mas que, por meio da oração e da confiança em seu Deus, encontrou favor para seu clamor. A história de Ana nos ensina a perseverar em fé pela oração, mesmo quando as circunstâncias pareçam sombrias.

Ana era casada com Elcana, um homem piedoso, servo de Deus. Ela sofria porque não tinha filhos. Naquele tempo, a esterilidade era vista como uma grande vergonha, e Ana sentia o peso da rejeição e da zombaria, especialmente por parte de Penina, a outra esposa de Elcana, que a provocava constantemente. Sua dor era grande e o texto diz que ela chorava amargamente e aguardava o seu livramento, que parecia, para ela, muito demorado.

Saibam que, mesmo as pessoas de fé passam por problemas sérios. A bíblia não nos garante vida sem problemas, mas nos garante vitórias sobre os problemas. Os problemas não podem nos paralisar ou fazer-nos perder a fé. Muitas vezes, em nossa caminhada, nos encontramos em situações em que o fardo da vida se torna pesado e as respostas de Deus parecem demoradas, e é aí que temos que buscar ainda mais a face de Deus.

Foi o que Ana fez. Mesmo em meio à sua dor, ela fez algo notável: ela levou seu sofrimento a Deus em oração. Ela orou fervorosamente e com amargura de alma, mas também com esperança. Ela não se resignou à sua condição, mas pediu a Deus um milagre. Ana chora e clama diante de Deus. Ana procura Deus em sua aflição. Ela ora muito e faz um voto; um voto que toda mãe deveria fazer: entregar seus filhos aos cuidados de Deus, mesmo antes deles serem gerados.

As circunstâncias difíceis na vida precisam produzir orações fervorosas. Há momentos em que a gente só consegue orar e chorar diante de Deus, aquela oração fervorosa e persistente, crendo que só Ele pode nos atender.

A resposta de Deus à oração de Ana não foi imediata. No entanto, ela deixou o templo com o coração em paz, confiando que Yahweh a ouvira. A bíblia diz que Deus se lembrou de Ana, e ela concebeu um filho, a quem chamou Samuel, que significa “do Senhor eu pedi.” O milagre de Ana começou, de fato, quando ela entregou sua dor e seu desejo a Deus em oração, e esperou confiantemente por Sua resposta.

Como Ana, devemos sair da presença de Deus com um coração em paz, crendo que Ele já começou a agir em nossa direção. O nosso Pai se lembra de nós e de nossas preces. Mas, nem sempre Ele nos atende conforme pedimos, mas sempre alcançamos o que necessitamos. Lembrem-se de que Ele está comprometido com nossas necessidades, que comumente não são as mesmas que nossos desejos. Às vezes, a resposta de Deus demora ou vem de uma forma que não esperamos. Devemos continuar confiando em Deus, em persistente oração, mesmo quando a resposta parece distante. Deus sempre age no tempo certo. Ele atendeu o clamor de Ana! Ele atenderá o seu!

Depois de entregar Samuel ao SENHOR, de cumprir com o seu voto, Ana não ficou amargurada ou triste. Pelo contrário, em 1 Samuel 2.1-10, vemos Ana entoando um cântico de louvor a Deus. Ela exaltou a Deus por Sua justiça, por elevar os humildes e por Sua fidelidade inquestionável. Deus não apenas respondeu à oração dela por um filho varão, mas a abençoou com outros filhos (1 Samuel 2.21). Deus é fiel a Ele mesmo, até mesmo para honrar a fé daqueles que esperam e confiam nEle. Ele está desejoso em nos abençoar!

A história de Ana nos ensina que, mesmo em meio à dor, podemos ter esperança, confiança e fé em Yahweh. Ana nos mostra que, ao levarmos nossos problemas a Deus, em oração fervorosa, confiando em Sua bondade, experimentamos a paz e a provisão do Deus eterno e soberano. Mesmo quando não vemos a resposta imediata ou da maneira como desejaríamos, devemos continuar crendo e confiando que Deus está nos ouvindo e nos respondendo, cada uma de nossas orações.

Que aprendamos com Ana que achou descanso e segurança em Deus e que o Eterno nos ampare e nos ensine a levar nossas preocupações a Ele em oração e a confiar em Suas benditas promessas. Que seja assim, amém.

Os comentários estão fechados.