1º. Domingo do Advento – Onde está a nossa Esperança

O ano litúrgico cristão começa com o tempo do Advento, que é um tempo de preparação para a festa do nascimento de Cristo: o NATAL. E celebrar o Natal faz todo o sentido na nossa fé cristã, faz sentido na história da humanidade.

O que nós chamamos de Natal começou na eternidade, porque este que nasceu preexiste ao tempo, preexiste à história, porque Ele teve glória com o Pai antes que houvesse mundo.

Este que celebramos no Natal é aquele que trouxe à existência todas as coisas que não existiam. Ele é o criador do Universo pois todas as coisas foram criadas por intermédio dEle e sem Ele nada do que foi feito se fez. Este que celebramos no Natal, como diz Paulo em Colossenses 1.17, sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. Ele criou todas as coisas e sustenta todas as coisas. Este que nós celebramos no Natal foi prometido pelo Pai lá no Jardim do Éden (Gênesis 3.15). E toda a história da humanidade foi uma preparação para o nascimento dEle.

Tudo apontava para Jesus. Toda a palavra de Deus retratava a vinda dEle. A Bíblia é linear: o Antigo Testamento aponta e profetiza o Novo Testamento.Tudo, tudo, tudo retratava a vinda dEle. Tudo aponta para o grande e mais sublime acontecimento da história.

No Natal nós celebramos o Deus que se fez gente, como diz em João 1.1-3 – “O verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade…”

Essa é a grande mensagem do Natal. O Deus, que por amor, se fez gente. E para se fazer gente, diz a Palavra, que Ele se humilhou, pois sendo criador se fez criatura. E aqui está o maior mistério da humanidade. Nossa mente não consegue alcançar. Pensem comigo: o verbo eterno, divino, criador, autoexistente, onipotente, onipresente, o Deus que é infinito, imutável, soberano, dizem as Escrituras, que Ele se fez carne, que Ele se esvaziou de si mesmo, assumiu a forma de homem, nasceu de uma mulher e habitou entre nós.

Pisou onde nós pisamos, comeu o que comemos, sofreu as nossas dores, e carregou sobre o madeiro os nossos pecados.

E Ele veio para quê? Para nos mostrar o Pai. Veio cheio de graça e verdade. Veio nos revelar o Pai. A glória do Pai podia ser vista nEle.

Essa é a grande mensagem do Natal. O Deus que por amor de nós se fez gente. Este foi o amor dEle por mim e por você! Então, como não celebrar o Natal?

O nascimento de Cristo é a manifestação do amor de Deus em nossas vidas. Nós celebramos que o Messias veio. Aquele que foi profetizado, predito, prometido, séculos e séculos antes de sua vinda. Ele veio!

Aquele que era esperado para trazer paz para todos os povos.

Ele veio em Jesus Cristo.

Quando o anjo o anunciou para José ele disse que o menino seria chamado de Emanuel (que quer dizer Deus conosco). Ele veio e se manifestou como Deus. Foi o nascimento dEle que propiciou que Ele viesse em forma de homem e vivesse uma vida irrepreensível fazendo uma obra tremenda e grandiosa. Foi humilhado e tratado injustamente, e morreu morte de cruz. Ele veio, se fez gente, enfrentou todas as questões dessa vida e foi tentado de todas as maneiras.

Mas Ele veio para ser a solução, a resposta de Deus para os anseios mais profundos do nosso coração.

Ele não saiu de cena. Este que veio, morreu, ressuscitou, Ele voltará.

Qual a nossa esperança cristã?

A ETERNIDADE, A VOLTA DE JESUS, A SALVAÇÃO, A RESSURREIÇÃO.

Nós temos que ter os nossos olhos na nossa ESPERANÇA.

O Reino de Jesus não tem fim. Nossa esperança não pode estar neste mundo, nas coisas temporais, na força do nosso braço ou na nossa inteligência. Não podemos depositar nossa esperança no governo ou no trabalho.

Temos que colocar Deus no trono e todas as outras coisas tomarão seus devidos lugares.

Não adianta colocar a sua esperança na sua força.

Quando os nossos olhos estão em Cristo, podemos estar sendo esmagados, o mundo ao nosso redor pode estar sendo destruído, mas nós não seremos enganados. NOSSA ESPERANÇA CONTINUA NELE.

Ele ressuscitou e nós também vamos ressuscitar com Ele.

Foi o próprio Jesus quem disse: “Eu vou preparar-vos lugar. Na casa de meu Pai há muitas moradas.”

Minha esperança está nisso. Temos que viver bem aqui na terra, mas Jesus tem algo muito melhor nos aguardando.

Então eu vivo hoje debaixo desse governo, com a confiança e esperança plena de que se Ele prometeu, Ele vai cumprir.

Ele prometeu o Messias e o Messias veio! Ele prometeu que Jesus voltará! Aleluia!

Essa é a nossa ESPERANÇA.

“Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com Jesus nos ares. E assim estaremos com Jesus para sempre.” I Tessalonicenses 4.16-17.

Os comentários estão fechados.