Escrevemos e publicamos a nossa Confissão de Fé para tornar público e notório a nossa crença.
Ela está firmada nas Escrituras Sagradas e no princípio teológico de fé reformada.
A FÉ QUE DEFENDEMOS
Cremos…
- REVELAÇÃO: Nas Escrituras Sagradas, a Bíblia Sagrada, Antigo e Novo testamentos, como a Palavra de Deus, infalível e inerrante, e a temos como nossa única regra de fé e prática. Ela é a fonte de sabedoria e compreensão para aqueles que a amam e a praticam, e nela encontramos tudo o que precisamos para conhecer a Deus e seus eternos planos para a redenção de sua criação caída.
- Que a Bíblia Sagrada é a Revelação Especial de Deus, que objetiva revelar Jesus, o Cristo, e o plano redentivo do Deus amoroso para todo o mundo; há também a Revelação Geral, que é a maneira graciosa de Deus se revelar no mundo através de sua criação e seu poder abençoador para com todos.
- Entendemos que o método de interpretação das Escrituras Sagradas é o histórico-gramatical, por ser este o mais adequado e coerente, pois preserva a integridade do texto sagrado e promove uma exegese e uma hermenêutica sadias.
- TEOLOGIA SISTEMÁTICA: Que a Teologia Reformada é uma forma bíblica consistente de compreensão, a qual abraçamos, e trás em si sólidas bases para o ensino sistemático da Palavra de Deus, garantindo a centralidade de Cristo e seus ensinos.
- Que após a queda não há no interior do ser humano nenhuma capacidade ou virtude para alcançar a Deus e sua salvação. A ação é exclusiva de Deus; começa e termina com ele. Este é o conceito da Depravação Total da humanidade caída. Neste caso somos Agostinianos, em oposição aos Pelagianos e Semi-Pelagianos.
- Que antes mesmo do pecado entrar na história da humanidade, Deus já havia provisionado salvação em Cristo Jesus para seus eleitos. Deus é o Deus de toda a eternidade e nada, nada mesmo, o surpreendeu. Neste aspecto somos Supralapsarianos, em oposição aos Infralapsarianos, pois cremos que a condenação é, antes de tudo, um ato da soberania divina, e somente secundariamente um ato da sua justiça. Não nos alinhamos a teologia conhecida como Hiper Calvinismo, mas na eleição eterna dos santos e santificados por Deus, pois a eleição precede a Reprovação, e a Reprovação revela a Eleição.
- Na Eleição Incondicional, Deus escolheu livremente os seus eleitos dentre todos os mortais pecadores, e os predestinou conforme sua graça maravilhosa. O céu está sendo preparado para os eleitos, que foram escolhidos antes da fundação do mundo, e esta decisão da escolha é estritamente de Deus e de mais ninguém. Isso confirma que fomos escolhidos não por mérito próprio, mas por graça exclusivamente, mediante a fé.
- Que na queda, narrada nos primeiros capítulos do livro de Gênesis, o ser humano perdeu o Livre Arbítrio para alcançar por si mesmo a salvação. Entretanto, a Livre Agência permanece em sua consciência, para que possa tomar decisões eticamente e moralmente corretas, sempre, limitado à sua condição pecaminosa e pela Graça Comum, que minimiza os efeitos do pecado na criação.
- Na Expiação Limitada, ou Definida, que diz que a morte de Cristo foi um ato de expiar os pecados dos que ele mesmo escolheu, que teve sucesso total e não uma tentativa parcialmente falha. Deus não desperdiçou uma gota sequer do sangue de Jesus, que salvou a todos por quem ele morreu. A visão reformada sustenta que a expiação de Cristo foi destinada e tencionada somente para os eleitos. Cristo deu sua vida exclusivamente por suas ovelhas, salvando-as todas, sem perder nenhuma sequer.
- Que a todos quantos receberam graciosamente o dom da vida, consequentemente a salvação em Cristo, continuarão firmes no caminho da salvação, e por serem eles o objeto do eterno decreto da eleição, e por serem eles o objeto da expiação realizada por Cristo, perseverarão até o fim, visto que o mesmo poder de Deus que os salvou os preservará e os santificará até o final. A Perseverança dos Santos é fato ocorrido na eternidade pelo ato soberano de Deus.
- O nosso entendimento da Ordo Salutis reformada é a forma mais adequada de compreender a ação de Deus em nosso favor. Essa é a ordem de como acontece a Salvação, um exercício intelectual de compreender didaticamente, pedagogicamente, como Deus age em nosso favor. Há outras maneiras de se compreender esta ordem, contudo é assim que a compreendemos: (1) Eleição: Deus, em sua soberania e presciência, escolhe, antes da fundação do mundo, pela predestinação, aqueles pecadores que seriam salvos pela graça => Romanos 8.29-30, 9.1-25; Efésios 1:3-14; 2 Tessalonicenses 2:12-13. (2) Chamado: Deus, pela proclamação da Palavra, chama aqueles que Ele mesmo escolheu, e estes respondem com fé salvadora, que o próprio Deus gera no coração do homem; (3) Regeneração: Deus aplica o novo nascimento, ou seja, concede vida ao que foi chamado, que outrora estava morto em seus delitos e pecados. O Chamado e Regeneração ocorrem simultaneamente. A ordem aqui é meramente didática => João 1.12-13, 3.1-10, 6.44-45, 63-65; Efésios 2.1-5; Tito 3.3-6; Romanos 8.30; (4) Conversão (Arrependimento e Fé): Deus move nosso coração e mente para responder positivamente ao chamado do Evangelho, promovendo arrependimento dos pecados pessoais e colocando nossa fé em Cristo somente => Atos 20.21; Efésios 2.8-9; Filipenses 1.29; Atos 13.48, 16.14, 18.27; Tiago 2.14; Atos 5.31, 11.18; 2 Coríntios 7.10-11; (5) Justificação: Deus nos declara justos, perdoando os nossos pecados e imputando a justiça de Cristo a nós. Uma declaração forense e imutável => Deuteronômio 25.1; Atos 10.43; Provérbios 17.15; Romanos 3.21, 4.8, 5.1-2, 5.12-18, 8.32; Gálatas 2.16, 3.1-13; 2 Coríntios 5.21; Filipenses 3.9; (6) Adoção: Deus nos adota como filhos, nos fazendo membros de sua família. Agora não mais escravos de satanás, mas filhos de Deus => Romanos 8.15-17, 23-25; Gálatas 4.1-5; João 1.12-13, 8.40-59; 1 João 3.1-2; Santificação Definitiva e Progressiva: A Definitiva significa que Deus nos separa e santifica de uma vez por todas, em Cristo, e que tem também seus aspectos escatológicos: “já, mas ainda não” – já aconteceu na história, mas ainda há de encerrar com a volta de Cristo (Levítico 11.44; Mateus 5-7; Romanos 1.3; Efésios 4-5; Filipenses 2.1-13; 1 Coríntios 13; Gálatas 5.16-23; 1 Pedro 1.15-16; 2 Pedro 1.1-10; 2 Pedro 3.18); a segunda, a Progressiva, significa que a cada dia Deus vai nos tornando mais “santos” conforme a imagem de seu filho Jesus Cristo, à medida que renunciamos o pecado e nos voltamos para Deus (João 10.26-30; Romanos 6; 1 Coríntios 1.2, 6.9-12). É um trabalho de Deus, mas também há responsabilidade humana em nos santificar diariamente para a glória de Deus. (8) Perseverança dos Santos: Deus é quem sustenta nossa salvação durante nossa caminhada aqui na terra, pois é obra dele e para ele. Todos aqueles que foram regenerados e justificados por Deus irão perseverar até o fim de suas vidas. Nenhum salvo perde sua salvação, pois o trabalho é exclusivo de Deus => Jeremias 32.40; João 6.37-40, 10.26-30; Romanos 8.30-39; Filipenses 1.6; 1 João 3.9; (9) Glorificação: No fim dos tempos Deus finalmente irá remover todo vestígio e traços do pecado que ainda permanecem em nós, e nos dará um corpo glorificado, ressurreto, transformado, e viveremos eternamente com Ele no novos céus e nova terra => Mateus 25; 1 Tessalonicenses 4.13-18; 2 Coríntios 5.1-8; Filipenses 1.23, 3.20-21; 1 João 3.1-3; Apocalipse 6.9-10.
- TRINDADE: No Deus triuno, três pessoas de mesma essência, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Eles subsistem em um só, mas se manifestam em três pessoas distintas, revelando que a economia da Trindade Santa se releva na sua criação de forma harmoniosa e perfeita. Que não há hierarquia na dinâmica da trindade, sendo suas pessoas distintas, porém em mesmo poder e autoridade que coexistem como três pessoas em uma desde a eternidade.
- Que o Deus Trino criou o universo pela sua vontade, através de sua Palavra, e tudo veio a existir por sua perfeita e exclusiva vontade soberana, e que ele sustenta, intervém e governa a história e sua criação de forma amorosa até o fim, cumprindo todos os seus decretos e planos eternos.
- ANTROPOLOGIA: Que os seres humanos, todos sem exceção, e a despeito de gênero e raça, foram criados à imagem e semelhança de Deus, e mesmo após a queda, carregam esta imagem em si, apesar de ofuscada pelo pecado.
- Que o ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus, não pode ser dividido em partes, dicotomizando-o ou tricotomizando-o, como insistem alguns. Ele é uma unidade psicossomática e inteira. Neste quesito somos Holistas, e entendendo que, apesar de haver uma estrutura material e uma estrutura imaterial convivendo harmonicamente e indivisivelmente na existência humana; o ser humano foi criado como um todo e inteiro.
- HARMATOLOGIA: Que o pecado entrou na humanidade pela desobediência de nossos primeiros pais, e que toda a criação foi tremendamente afetada por ele. A morte entrou na história da humanidade e, desde então, ninguém pode alcançar salvação a não ser por um chamado irresistível de Deus, que dá vida pela sua livre e soberana escolha. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, necessitando salvação que vem de Deus em Cristo Jesus, aplicada em nós pelo seu divino Espírito.
- Por morte entendemos a separação dos seres humanos de seu criador, que é a morte espiritual, e a separação entre nossa estrutura corpórea e a imaterial, quando da morte física. Na queda, com o pecado, a morte e o pecado separam o homem de Deus, o homem de si mesmo e tornou seus relacionamentos incompletos e quebrados.
- SOTEROLOGIA: Que pela graça, e somente pela graça, através da fé, somos salvos da ira e punição divinas e recebemos salvação eterna. Esta graça é irresistível, pois quando Deus chama, ele mesmo provê os meios para uma resposta positiva à tamanha graça. Ele é quem dá a vida e nos chama para ela.
- Que para manter seu plano perfeito, o Deus fidelíssimo decidiu fazer um pacto com a humanidade caída para preservá-la e salvá-la, movido por seu imenso amor por nós. Pacto este decretado antes da fundação do mundo, sendo Deus mesmo o fiel depositário desta aliança eterna para com a sua criação.
- Que a vida eterna é conhecer a Deus e crer em seu filho, Jesus Cristo, e que ela começa aqui na existência humana, e continua pela eternidade, quando do final das coisas terrenas, como elas são hoje, e a inauguração de uma nova e gloriosa era, com todos os eleitos gozando a presença de Cristo eternamente.
- CRISTOLOGIA: Que Jesus Cristo veio em carne, nascido de mulher e pela ação do Espírito Santo foi concebido em forma humana, contudo sempre manteve sua divindade plena e eterna. Ele é totalmente homem e totalmente Deus, confirmando a decisão do Concílio de Niceia (325 d.C.) que diz que Jesus era “homoousios” com o Pai (Homo = mesma; ousios = substancia). Rejeitamos, assim, toda forma de Arianismo ou Semi Arianismo, pois Jesus Cristo é homem, e também Deus.
- Que Jesus Cristo sofreu as dores e tentações humanas, como qualquer outro ser humano, contudo se preservou santo e puro em obedi6encia plena a Deus, o Pai, e sem pecado viveu para poder se oferecer como sacrifício vicário e perfeito a Deus para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna.
- Que ele padeceu dores, sofreu a morte de cruz, foi sepultado, e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, de forma milagrosa pela ação do Pai. Sua ressurreição é corpórea, contudo num corpo glorificado, do qual todos os salvos compartilharão num tempo ainda por vir.
- Que Jesus Cristo ressurreto, e somente ele, ascendeu aos céus e hoje está assentado à direita de Deus, de onde há de vir para julgar a todos, vivos e mortos.
- Que Jesus Cristo virá novamente em seu corpo glorificado, em sua segunda vinda, e todo o olho o verá e toda língua confessará seu senhorio. Jesus é Senhor de tudo e de todos.
- ESCATOLOGIA: Que Jesus estabelecerá novos céus e nova terra, após a sua segunda vinda e julgamento final, onde todos os remidos viverão eternamente, em uma só família, nesse novo mundo que chamamos de céu, com nosso corpo glorificado, semelhante ao de Jesus ressurreto.
- Que o Milênio que se fala no livro de Apocalipse, é um milênio realizado na história, portanto nos declaramos Amilenistas, em contra posição aos que se declaram Pós-Milenistas, Pré-Milenistas Históricos e os Dispensacionalistas.
- Que a Igreja, sua noiva, será arrebatada inteira, ou seja, toda a Igreja de Cristo, e encontrará com ele nas nuvens, e descerá com ele à terra para julgar toda a criação. Esse é um evento único e de abrangência cósmica, que será visto e vivido por toda a criação, inclusive os mortos de todas as eras. A Bíblia nos informa que será tudo isso acontecerá de forma que todo o olho verá e todos reconhecerão o senhorio de Cristo sobre toda a criação.
- Que há condenação eterna para aqueles que não creram em Jesus, que também viverão eternamente na perdição, também em corpos transformados, longe de Deus, e na presença de Satanás e seus anjos caídos. Este é o lago que arde em fogo e enxofre, do qual o Evangelista João falou no livro de Apocalipse.
- ECLESIOLOGIA: Na Igreja de Jesus, invisível e indivisível, que se compõe de todos os eleitos de Deus de todas as eras. Há uma parte dela que chamamos de Igreja Militante, compostas de homens e mulheres, convertidos pelo poder de Deus, que estão vivendo neste planeta Terra servindo a Cristo e seu Reino; há também a outra parte que se chama Igreja Triunfante, são aqueles cristãos que já descansam no Senhor, não estão mais entre nós, e aguardam o soar da Última Trombeta, quando do final da história desta humanidade.
- Num sistema de administração Eclesiástica Presbiteral, cuja premissa básica é a democracia e a representatividade, onde homens e mulheres, eleitos pelo voto da comunidade, representam a igreja nas decisões da vida eclesiástica, da forma da legislação nacional vigente e na forma ordinária de seu cotidiano. Essas pessoas são chamadas de Presbíteros e Presbíteras, e o ajuntamento delas, o Conselho da igreja.
- Que os valores do Reino de Jesus devem ser pregados e vividos, por todos, para que essas verdades alcancem todos os eleitos em todos os lugares. Assim, como igreja local e membros do Corpo de Cristo, somos coparticipantes da obra redentora de Jesus enquanto espalhamos a sua Boa Nova a todos e em todos os lugares que ele nos convocar a ir. Esse é o chamado de Deus para sua igreja, a saber, que cada crente em Jesus tem a responsabilidade de compartilhar da Boa Nova de salvação em Jesus onde quer que esteja.
- Que o Senhor Jesus nos deixou duas ordenanças (sacramentos), a Santa Ceia, que pode ser definida como Eucaristia, e o Batismo com água.
- Na Santa Ceia, o pão é pão, e o vinho é vinho, contudo, após serem abençoados e separados para o fim da comunhão, carregam a presença real, mas espiritual, do Cristo ressurreto. A visão Calvinista é maneira como entendemos esta disputa eucarística, pois significa que Jesus se encontra presente com a substância do pão e do vinho, sem modificá-las ou transformá-las, contudo, sua presença não é física, e sim espiritual. A pessoa completa de Cristo é desfrutada na Ceia, possibilitada pela comunicação especial (mística) do Espírito Santo com os elementos (pão e vinho) e com quem os recebe, através do sacramento e da Palavra.
- O Batismo é o sinal e o selo da Aliança da Graça, a entrada formal, pela graça à igreja visível, e que o Espirito Santo divino é quem torna eficaz este sacramento, no tempo de Deus, para todos quantos o Senhor Jesus vier chamar. Portanto, o batismo com água não tem valor salvífico, e a água é somente o elemento material pelo qual a graça alcança os fiéis. A água é água comum, não havendo necessidade de ser benta, e que a quantidade dela não altera o efeito final de suas bênçãos. Todo crente em Jesus e seus filhos e filhas devem ser batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
- Aceitamos todas as formas de Batismos, ou seja, Aspersão, Infusão e Imersão, contudo, priorizamos o batismo por Aspersão.
- Cremos no Pedobatismo, ou seja, o batismo de crianças, como sendo ordenança bíblica, baseado na Aliança de Deus para com as famílias da fé, e que da mesma forma que o batismo de adultos é somente pela graça, nada mais do que pela graça, assim também para com as crianças. Sendo assim, as crianças agraciadas e eleitas podem, e devem ser batizadas, mesmo em tenra idade.
- Nas marcas da verdadeira Igreja de Cristo, que são: a fiel exposição e ensino sistemáticos das Escrituras Sagradas, a correta administração dos sacramentos, e na aplicação da disciplina cristã no âmbito da comunidade da fé.
- No chamado Missional da Igreja Local e seus membros como instrumentos de Deus para abençoar as famílias da Aliança, bem como a comunidade onde ela está inserida. Nessa premissa, cada pessoa é chamada a testemunhar e a viver o Evangelho onde está inserida, em sua realidade cotidiana, cumprindo a missão de Deus de evangelizar os povos. É a igreja voltada para fora, na busca de levar a boa nova de salvação a todos que necessitam dela, sendo sal e luz para as nações, cumprindo o IDE de Jesus narrado em Mateus 28.
- No IDE de Jesus, que ordenou que a Igreja fosse e pregasse o Evangelho transformador de Jesus, e que isso é responsabilidade de todos, sem exceção, e não somente dos “profissionais” da Bíblia.
- Numa postura anticlericalista, ou seja, cremos no sacerdócio universal de todos os crentes. Na prática, as diferenças acontecem, não por hierarquia, mas por economia dos dons distribuídos livremente pelo o Espírito Santo à igreja. Somos todos ícones quebrados, alvos da graça bendita de Jesus, e assim devemos viver servindo uns aos outros no Corpo de Cristo.
- PNEUMATOLOGIA: Que o Espírito Santo distribui seus dons para o serviço da Causa de Cristo como lhe bem aprouve, para edificação do Corpo de Cristo, e que são para a igreja de todos os tempos. Contudo, os dons chamados de Dons da Palavra (Línguas e Profecias), com o fechamento do cânon bíblico, cessaram para seu efeito público, mas podem ser exercidos no âmbito devocional, não em cultos e reuniões públicas. Cremos que a cessação destes dons se deu em função do fechamento do Cannon Escriturístico, a Bíblia protestante como a conhecemos, que somente aconteceu em meados do Século IV. Com a Bíblia nas mãos dos crentes, estes dons perderam sua função para edificação coletiva da igreja.
- Que Deus deu dons aos líderes para cuidado de sua igreja, homens e mulheres, que pastoreiam e ensinam, em diversas formas, o rebanho de Jesus na terra. Assim, cremos que Deus chamou homens e mulheres, indiscriminadamente, para todos os ofícios e cargos na Igreja Local e seus âmbitos.
Nisso cremos! E com fé e esperança caminhamos firmes na graça de Jesus, e como disse o apóstolo São Paulo, em sua carta aos Filipenses, no capítulo 3, versículos de 12 a 14: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
Portanto, Maranata, ora vem Senhor Jesus! Assim, aguardamos ansiosos a gloriosa vinda de Jesus, nosso Senhor e Salvador, quando não mais precisaremos de escrever Credos.
Belo Horizonte, 03 de Novembro de 2014.
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