Superando a Ansiedade

Neste mês abordaremos outro tema que afeta muitos de nós: a ansiedade. Em uma sociedade marcada pela incerteza e pelas preocupações infindas com o futuro, é importantíssimo voltarmos os nossos olhos para a Palavra de Deus para encontrarmos nela, como diz o apóstolo Paulo, a paz que excede a todo entendimento. Nos textos que lemos, há uma poderosa lição sobre a plena suficiência da graça de Cristo em nossas vida, que serve de alento e estímulo para a nossa caminhada de fé.

A primeira coisa que devemos nos lembrar é de que a ansiedade e a busca por suficiência humana são um mal de nossa era. Queremos ter o controle de tudo e de todas as coisas. Buscamos segurança financeira, relacionamentos estáveis, saúde perfeita e sucesso em todas as áreas da vida. Queremos ser autossuficientes em nossa jornada, que é frágil e fugaz e, muitas vezes, nos esquecemos do Eterno Criador.

No entanto, a Palavra de Deus nos ensina que nossa suficiência não está em nós mesmos, mas somente na graça de Cristo. No texto de Coríntios, Paulo tem uma experiência linda que ressalta a suficiência de Deus em nossa existência, quando o Senhor Jesus expressamente diz ao apóstolo que a graça divina era o bastante para ele. Isso porque o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza, nas lutas, nas dificuldades, nos desertos e nas tempestades. A resposta de Paulo é mais linda ainda, pois afirma que ele, então, de boa vontade, se gloriaria nas fraquezas, nas lutas, nas tribulações, para que nele habitasse o poder de Cristo. É por aí!

Paulo nos lembra que mesmo em suas fraquezas, a graça de Cristo era completamente suficiente. Isso nos ensina que aquilo que precisamos, aquilo que nos é bastante, a nossa verdadeira paz e segurança, não vêm de nossas próprias forças, conquistas ou realizações, mas da graça abundante de Deus, manifesta em Cristo, pelo poder do Espírito Santo.

Uma segunda coisa importante para que superemos a ansiedade e obtenhamos paz é perceber, reconhecer, que a graça de Cristo é a resposta à nossa ansiedade frenética e nosso medo aterrorizante. A graça resolve esse conflito e nos leva a superar a ansiedade. Em Filipenses, o mesmo Paulo nos exorta a não andar ansiosos por coisa alguma – coisa alguma! Ouviram? Pois, mesmo em meio a momentos que não entendemos, que não gostaríamos de estar passando, mesmo em quaisquer circunstâncias e situações de nossa existência humana muito limitada, devemos viver uma vida repleta de paz.

Assim, o irmão Paulo nos dá a solução prática para não andarmos ansiosos: depositar aos pés da cruz todas as nossas tribulações, lutas e angústias, ou seja, as nossas ansiedades. O não andar ansiosos, ou seja, experimentar a paz e o consolo de Cristo, está em uma atitude disciplinada de levar a Ele, e em tudo, os nossos medos e conflitos para que eles sejam conhecidos diante de Deus – isso pela oração e súplica; sempre com ações de graças.

O resultado desta entrega é que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, que vai além da lógica, guarda os nossos corações e guarda as nossas mentes, blindando-nos do sofrimento desnecessário da ansiedade. Esta paz guarda e protege nossos corações e nossas mentes contra os ataques vis do mal e da maldade, e, especialmente de nós mesmos, o que é muitas vezes mais nocivo. E é só em Cristo Jesus que isso é possível. Descansar nEle é a solução, depositando sobre Ele toda a nossa preocupação.

Meus queridos, eu sei muito bem que a ansiedade pode ser uma batalha constante, mas eu também sei muito bem que a paz de Cristo é uma realidade possível, acessível e disponível, e está bem aqui pertinho de nós.

Quando buscamos e reconhecemos que nossa suficiência está unicamente na graça de Deus, encontramos descanso, segurança e paz, mesmo em meio às incertezas e as loucuras desta vida. Essa é a deliciosa promessa divina para a nossa árdua caminhada neste planetinha Terra.

Que possamos, diariamente, o tempo todo, lançar nossas ansiedades sobre o poderoso Senhor Deus, confiando que Ele cuida de nós e nos concede sempre a Sua paz perfeita.

Os comentários estão fechados.