Jesus nos deu uma mensagem poderosa em João 14, especialmente nos versos 1 e 27, que é um lembrete de que, mesmo em meio aos tsunamis da vida e aos problemas e tribulações da existência humana, podemos vencer o medo e ainda encontrar refúgio e paz em Deus e em Seu eterno amor.
A primeira lição que devemos aprender do texto é: “não se turbe o vosso coração”. Jesus começa este capítulo 14 com uma exortação muito clara para não nos preocuparmos e nem nos agitarmos com as questões das lutas cotidianas. E ele, ao mesmo tempo, nos exorta a crer em Deus e crer também nele, pois esse é o segredo de uma vida repleta de confiança e paz. Aqui, o Mestre está falando aos seus discípulos, que estavam prestes a enfrentar a maior provação de suas vidas, para que permanecessem firmes e confiantes nas promessas de Deus. Eles estavam com medo da separação e da incerteza do futuro, e Jesus os chama a confiar em Seu Pai e nele mesmo. Este é o primeiro passo para vencermos o medo: confiar plenamente em Deus e nas palavras de Jesus. Isso faz toda a diferença e nos leva a “repousar em pastos verdejantes”.
Uma segunda coisa é entender e apreender que a paz que Jesus nos dá é suficiente e nos fortalece para enfrentarmos as turbulências na vida. Jesus diz no final daquele capítulo que ele nos deixaria a Sua paz, não como o mundo a oferece; e diz ainda para não temermos e nem nos atemorizarmos. Olha que mensagem linda!
Aqui, Jesus distingue a paz que Ele nos dá, da paz que o mundo oferece. A paz de Jesus não depende das circunstâncias externas; ela é profunda e duradoura, enraizada no conhecimento e na experiência do Seu amor e Seu cuidado por nós. Quando compreendemos que a paz de Jesus está conosco, mesmo em meio as tormentas, podemos enfrentar nossos medos com coragem e esperança, pois quando conhecemos a Deus, nada pode nos paralisar e nem nos desanimar.
Devemos nos lembrar ainda de que o perfeito amor, o amor de Deus, lança fora todo o medo. Essa lição precisa ser vivida por todos nós. Em 1 João 4.18, o apóstolo nos diz: “No amor não há medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.” O amor de Deus por nós é perfeito e incondicional. Ele nos ama de tal maneira que enviou Seu Filho Unigênito para morrer por nossos pecados, garantindo nossa salvação e segurança eterna. Quando meditamos nesse amor, o medo perde seu poder sobre nós, pois somos aceitos e perdoados neste amor. Que notícia sensacional! Isso nos leva a entender que Deus está no controle de todas as coisas e que nada, nada mesmo, pode nos separar do Seu amor (Romanos 8.38-39). O medo, então, perde seu poder sobre nós.
Pensei no exemplo do rei Davi, que nos inspira no Salmo 23. Ele declara que, mesmo que ele andasse pelo vale da sombra da morte, ele não teria o que temer, pois ele tinha a certeza da companhia constante e amorosa de Deus. Davi sabia que, independentemente das circunstâncias, a presença de Deus era suficiente para lhe dar coragem e conforto para continuar e enfrentar as dificuldades da vida. E olha que ele enfrentou corajosamente gigantes, animais selvagens, batalhas horrorosas e perseguições implacáveis – a sua confiança em Deus sempre permaneceu inabalável.
Meus queridos, todos enfrentamos medos em algum momento de nossa caminhada. Pode ser medo do futuro incerto, da perda de um ente querido, da doença que assola nossa paz, das dificuldades financeiras, dos relacionamentos complicados, ou mesmo de tantas outras coisas. No entanto, a mensagem de Jesus é muito clara: não precisamos deixar nosso coração se perturbar. Devemos confiar em Deus e receber a paz que somente Ele pode dar.
Quero encorajar cada um de vocês a levar seus medos ao SENHOR em oração, e depositá-los aos pés da cruz. Medite nas Escrituras e lembrem-se do grande amor de Deus por nós. Deixe que a paz de Cristo, que excede todo entendimento, proteja o seu coração e a sua mente (Filipenses 4.7), e assim, nós, juntos, como corpo de Cristo, vamos seguindo avante, apoiando uns aos outros em oração e encorajamento, vivendo na paz e na confiança que encontramos somente em nosso Salvador, jogando fora todo o medo e avançando firmes com Jesus! Que seja assim!