Vamos refletir sobre um tema fundamental para nossa jornada cristã, especialmente para os mais novos: a obediência e a disciplina espiritual em meio aos desafios do mundo atual. Vivemos em uma época repleta de perigos e tentações, mas a Palavra de Deus nos orienta a viver de maneira digna e fiel.
Começaremos com uma reflexão sobre o que, de fato, significa ser um cristão verdadeiro em um mundo cada vez mais secularizado e cheio de distrações e perigos. O apóstolo Paulo, em Filipenses 2.12-17, diz que devemos brilhar como estrelas na escuridão do universo. Essa analogia é para que brilhemos a Luz de Cristo no meio de uma geração corrompida e sem Deus, num mundo em trevas. Isso só é possível quando vivemos com obediência e sob disciplina espiritual. Não há como viver uma vida dedicada ao serviço da Causa de Cristo sem essas duas coisas.
Primeiro, vamos entender a importância da obediência. Ela deve ser uma resposta positiva ao grande amor de Deus. Nossa obediência não pode ser um fardo, mas uma resposta alegre, grata e na prática, ao infinito amor que o Pai demonstrou naquela cruz por cada um de nós. Simples assim.
A obediência também serve para a nossa proteção e defesa. Deus nos dá Seus mandamentos para nos proteger do mal e das consequências de nossas más decisões. A Palavra de Deus é quem nos guia e nos guarda. Ler, ouvir a Palavra de Deus é de extrema importância, mas é mais importante ainda obedecê-la, para nossa segurança e proteção.
Além disso, a obediência serve como testemunho ao mundo de quem Deus é. Vivendo em obediência, somos como que cartas vivas para que o mundo possa ler e encontrar Jesus nelas, em nós. Precisamos brilhar a Sua luz onde que que estejamos.
Uma segunda coisa que precisa ser dita, e é sobre a disciplina espiritual nestes tempos de tantos desafios. Deus nos chama, para o nosso bem, a uma vida que revela disciplina e bons hábitos, que são desenvolvidos em nosso cotidiano. Na verdade, em tudo na vida é necessário disciplina. Caso queiramos ter sucesso em nossas carreiras, hobbies, estudos, esportes, em tudo, precisamos desenvolver uma vida disciplinada. E isso também se aplica para com as coisas de Deus. Para que tenhamos sucesso em nossa carreira da fé, devemos priorizar o nosso tempo de intimidade com Deus. Em um mundo repleto de distrações, é essencial reservar tempo diário para a oração, leitura e meditação da Bíblia, ouvir louvores e cânticos espirituais, andar com gente crente, e nos dedicar às coisas relativas a fé e a piedade.
Isso significa colocar Deus acima das distrações e prioridades mundanas. Significa reduzir o tempo nas redes sociais, televisão, jogos e outras distrações, para manter o foco em Deus. Isso não quer dizer alienação ou uma ruptura drástica com as coisas do nosso dia a dia, mas é percebermos que gastamos muito mais tempo dedicando a essas “distrações”, do que nos concentrando naquilo que realmente importa e que é eterno.
Uma terceira coisa é que somos convocados a enfrentar os desafios e perigos deste mundo com muita coragem, muita fé e muita determinação. Efésios 6.10-18 nos fala sobre uma armadura espiritual que nos protege. Nela devemos nos “esconder”, nos proteger. Armados por ela e com ela devemos viver cada dia de nossa existência para podermos ficar firmes contra as muitas ciladas do diabo.
Uma forma prática de enfrentar as ciladas e armadilhas do nosso inimigo é tomando algumas atitudes proativas para nos proteger dos ataques infernais (já que nossa luta é sempre espiritual). Temos o dever de ter um cuidado especial para com as amizades, para com as más influências e más companhias. Escolher amizades é um ato protetivo e importante. Escolher boas companhias é vital e requer, em alguns momentos, o dever de rejeitar as pseudo amizades que tentam nos desviar dos caminhos eternos de Jesus. Pense sobre isso.
Para concluir, viver com obediência e com disciplina espiritual nos tempos de hoje é um desafio constante, mas também uma oportunidade de desenvolver a nossa fé e ser luz aí no mundão que a gente vive. Lembrem-se de que Deus nos capacita e nos guia a cada passo do caminho. Devemos confiar nele e seguir com fé e confiança o exemplo de Jesus, colocando-o no centro de nossas vidas, buscando Sua vontade e vivendo de acordo com Seus mandamentos.
Que nossas vidas reflitam a glória de Deus em meio às todas as adversidades e tentações pelas quais passamos. Amém.