Quando estamos interessados em algo, investimos o nosso tempo tentando saber cada vez mais a respeito daquilo que nos interessa. Muitos buscam ansiosamente descobrir o caminho para tantas outras coisas nesse mundo, que se esquecem realmente de que precisamos de um encontro com Deus e tornarmos propriedade exclusiva dele. (1Pedro2.9). Será que eu e você desejamos sinceramente viver na presença do Senhor?
Davi fez esta pergunta “Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo?” (v.1), porque amava a casa do Senhor e desejava de todo coração conhecer melhor a Deus e ter uma comunhão mais profunda com Ele. Quero, nessa mensagem, trazer um despertamento com as principais características de um cidadão do Reino de Deus, que deveriam estar presente em todas as áreas das nossas vidas, e em todo tempo.
Mas, é importante observar que o Salmo 15 não é uma prescrição para como ser salvo, mas uma descrição de como as pessoas que são propriedade exclusiva de Deus, nação santa, sacerdócio real (1 Pedro 2.9), devem viver, a fim de agradar a Deus e ter comunhão com ele.
Também para desenvolver uma busca pela presença do Senhor (v.1). Davi buscava a presença do Senhor, e sabia dos benefícios de habitar na Casa do Senhor. Desejava desfrutar da comunhão com Deus e receber a proteção e provisão dele. Hoje mesmo podemos desfrutar de uma comunhão íntima com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, através do perdão dos nossos pecados.
A pergunta do salmista revelou a sua intenção, ou seja, aquilo que realmente estava interessado, que passa também por desenvolver as qualidades fundamentais de um cidadão do Reino (vv. 2-5). Temos uma lista de dez qualidades que Davi relata em seu salmo, mas quero ressaltar três dessas virtudes fundamentais: Integridade (um caráter irrepreensível, um caráter piedoso); Honestidade (uma conduta justa em tudo o que faz e deseja); Sinceridade (palavras verdadeiras em amor e compaixão).
O Senhor deseja que nosso ser, nosso caráter, e nosso interior seja repleto de verdade (Salmo 51.6) e que amemos e guardemos a verdade. O Senhor é irrepreensível em seu caráter, justo em seus atos e verdadeiro em suas palavras, e Ele procura cidadãos que tenham essas qualidades.
O Salmo também nos conclama a desenvolver uma confiança na promessa do Senhor (v. 5b). Aqueles cidadãos que têm segurança e estabilidade em suas vidas, não precisam temer terremoto, nem ameaças. Em 1 João 2.17 diz: “Aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente”. Estamos fundamentados nas promessas de sua Aliança.
Ser cidadão do Reino, ao mesmo tempo que se é habitante da Terra, não é nada fácil, mas entregamos nossas vidas a Deus, e devemos pedir ajuda para que, a cada dia, o Senhor possa lapidar nossas vidas e nos melhorar dia a dia para agradar do Senhor. Portanto, “Quem Senhor, habitará no teu tabernáculo”?