Hoje celebramos mais um aniversário de nosso pastor Eduardo. O fazemos com alegria e gratidão a Deus pelo tempo que tivemos o privilégio de compartilhar de sua vida. Agora, com esperança, aguardamos de Deus nova direção para sua caminhada, de sua família e de seu ministério, enquanto esperamos a documentação do visto para a Espanha sair. Alguns sentimentos bem diferentes, mas convergentes: desejamos e oramos pelo melhor na vida dele e de sua casa, por isso dizemos a ele: Feliz Aniversário!
Muitas pessoas têm a ideia de que, se algo é da vontade de Deus, essas coisas acontecerão automaticamente, sem nenhum esforço ou envolvimento de nossa parte. Creio que não é bem assim. Deus nos chama para cooperar com ele em seus projetos perfeitos – mesmo nós imperfeitos. Ele quer que nos juntemos a ele com trabalho e fé, com o serviço de nossa vida. É por isso que creio que Rev. Eduardo e família estão empreitando tamanho desafio. Eles estão cooperando para que a vontade de Deus seja cumprida para eles e para o povo a quem eles servem. Eles estão combatendo o bom combate da fé com trabalho, obediência e gratidão. Disso Deus se agrada.
Israel é um exemplo de cooperação, obediência e esforço pessoal para que a vontade de Deus fosse concretizada. Eles tiveram que lutar contra os gigantes da terra que Deus havia prometido a eles. Era a promessa de Deus a terra prometida, mas eram eles que deveriam lutar contra os gigantes daquele lugar para possuir o que Deus já havia dito que seria deles. A terra prometida já pertencia a eles, porque Deus a dera como promessa, contudo eles tinham que trabalhar para possui-la. Uma cooperação clara para que o plano de Deus fosse realizado na terra, como ele é realizado no céu.
Essa é a boa luta, esse é o bom combate da fé. E, Eduardo e família sabem muito bem que permanecer na fé muitas vezes envolve uma boa luta. Há sim uma boa razão pela qual a Bíblia nos diz para mantermos firme nossa confissão de fé pela viva esperança, como diz lá em Hebreus 10.23: “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois, quem fez a promessa é fiel.” Quem fez a promessa é fiel, homem de Deus! É por isso que lutamos, que labutamos, que trabalhamos, que cooperamos para que o grande plano redentivo de Deus se concretize em nosso meio e através de nós; e através de vocês!
Deus sabia que seríamos tentados a duvidar de seus planos para nossas vidas por causa das circunstâncias que vivenciaríamos em nossas caminhadas. Coisa de gente humana, é claro. Deus sabia que a fé seria uma luta, que crer seria difícil; e Deus tem dado ao Eduardo essa fé, esse desprendimento e essa coragem.
Portanto, Eduardo, não devemos nos surpreender com as provações que acontecem conosco. O diabo está tentando roubar nossa fé, tentando nos fazer duvidar da fidelidade de Deus à Sua Santa Palavra. Às vezes temos até que que lutar contra a nossa própria lógica. Podem até dizer para nós mesmos que é impossível que as coisas aconteçam, que a Palavra de Deus não funcionará para nós, que não devemos esperar que coisas boas aconteçam conosco. Coisas do capeta, é claro. Mas, a vitória em e através de Jesus é o plano de Deus para sua vida. Em Cristo e em sua vontade excelsa tudo é possível. É nessa luta que desejo de te ver engajado o tempo todo!
Hoje é dia de dizer: Parabéns pra você nesta data querida. É isso mesmo que vamos dizer e cantar, na certeza que Deus tem um plano maravilhoso e perfeito para sua vida, para sua família e para seu ministério. Paz e bem, meu amigo!