** Nestes últimos dias estava ouvindo alguns estudos do Pr. Rick Warren (pastorrick.com) sobre como enfrentar este momento da pandemia mundial do Coronavírus. Com base no que ele disse e as observações que fiz, preparei o sermão para este domingo do dia 22/03/20, que está sumarizado nestas poucas linhas a seguir.
A situação caótica que esse vírus causou é uma realidade mundial. Hoje temos que conviver com o medo e uma insegurança geral. O mundo está parado e paralisado. Impressionante como estamos vivendo tensos e amedrontados. Certamente uma crise sem precedentes, uma das mais terríveis de toda a história da humanidade.
E a mídia ainda insiste, muitas vezes de maneira perniciosa, em tornar a situação ainda mais aterrorizante, colocando mais lenha nessa fogueira de medo e de terror. O pânico parece geral…
O Salmo 23 diz que: “O Senhor é meu pastor; nada me faltará” – inclusive o passar pelo vale da sombra da morte. Precisamos nos acalmar! Aquietar nossas preocupações e reduzir nossas ansiedades. Precisamos nos livrar de nossos receios e temores, substituindo-os pela confiança de que temos um Deus a nosso favor, que nunca nos deixará, como diz o verso 4 desse mesmo salmo.
Isso, inclusive, significa tomar as atitudes de precauções necessárias, com todo o vigor e seriedade, o que também significa fé e confiança de que Deus está conosco e controla nossas vidas. Isso demanda de nós corresponsabilidade para com nossa existência segura neste planeta. Precisamos agir com sabedoria e prudência para reduzir a transmissão desse vírus, e assim reduzir o pico de mortalidade e letalidade que ele tem. Temos que ter ações conscientes e práticas para evitar que a situação, que já está confusa e desordenada, se agrave: evitar contatos desnecessários e nos manter em quarentena; higienizar nossas mãos e evitar contato físico com outros; tomar toda precaução necessária para que não nos infectemos e nem infectemos outros.
Preciso lembra-los de que essa situação vai passar. Por isso, sabemos que nessa hora, com a suspensão das aulas nas escolas, com a situação de risco dos idosos, com a necessidade mais urgente de quarentena para toda a população, que as consequências econômicas serão dramáticas com essas paralisações todas. Tudo isso tem causado desconforto e ansiedade em muitos lares. Nós, aqui da Missional, precisamos pensar como podemos ser agentes de ajuda e suporte para a nossa comunidade de fé nessa hora tão difícil.
Eu gostaria de reafirmar aqui sobre o amor e carinho que temos uns para com os outros, mesmo em tempos que não nos reunimos fisicamente. Quero que vocês todos saibam, que naquilo que depender de nós, estaremos prontos a estender nossas mãos àqueles que mais necessitarem. Vocês não estão sós nesse momento, e mesmo com esse aparente distanciamento físico, nossos corações e alma se ajuntam. Estamos juntos! E isso precisa ser demonstrado de maneira prática em nosso meio!
Uma coisa eu tenho convicção: precisamos substituir o nosso temor, pela fé – a fé em Deus e na verdade dos fatos concretos. Nossa fé deve estar firmada em Deus, e de forma prática devemos dar crédito para as informações e instruções reais e corretas que estão sendo dadas pelos agentes governamentais.
Não podemos acolher e ingenuamente acreditar em muitas coisas que lemos e ouvimos, pois infelizmente nem tudo postado por aí é verdade. Nem tudo o que ouvimos é procedente e abençoa, por isso sejamos prudentes, e evitemos soluções apressadas, sejam elas quais forem, especialmente algumas fake news que estão circulando pela internet.
O mundo ainda não tem uma resposta definitiva para cura e para imunidade desse vírus, que é muito letal, mais do que outros vírus do passado. Não podemos ser tolos nem ingênuos, mas ao mesmo tempo não podemos viver amedrontados, aterrorizados, sem esperança e sem fé. Temos que ter a coragem de viver precavidos, mas confiantes de que temos um Deus que controla nossa existência.
Esse vírus vai passar! Ele tem seus dias contados! Não vai durar! Nós vamos passar por mais este vale de sombra e de morte. Temos que ter calma e prudência, e assim evitar a histeria e o pânico que muitos gostam de disseminar por aí. E mais uma vez ressaltar, que não podemos deixar de tomar as devidas medidas e precauções necessárias para evitar que a situação piore.
Nestes momentos de tensão e insegurança devemos voltar os nossos olhares e nossos corações, pela fé, ao amor incondicional de nosso Deus e Pai que cuida de nós. Devemos nos lembrar de sua graça abundante e de sua bondade imutável – ele nos ama tanto! Devemos nos lembrar de que ele se preocupa com as situações que passamos e não está alheio à nossa dor e nossos receios. Devemos ter em mente que ele se envolve com a nossa aflição e com a nossa tribulação, especialmente durante esse tempo que temos sido atribulados. Ele sabe por que passamos e por onde estamos passando, e muitas vezes ele permite e nos conduz para que passemos pelo vale sombrio – e ele nos garante sua companhia por toda a caminhada.
Na certeza que temos de que Deus é sempre bom, e que ele sempre agirá com a sua bondade maravilhosa, é que devemos manter viva a nossa esperança de dias melhores. Deus tem planos perfeitos para nós, mesmo que muitas vezes não os percebamos. Em todas as nossas crises, em nossas fases mais difíceis, Deus é conosco, Ele está sempre ali, tão perto de nós.
O profeta Isaías (43.2) nos garante que mesmo que passemos por águas profundas e rios de correnteza assustadora, ou mesmo provados pelo fogo, nunca estaremos sós. Que mensagem maravilhosa para mim e para você nestes dias tenebrosos! Os nossos rios de problemas, os nossos mares de dificuldades, não nos podem afogar; em meio às tempestades, o nosso pequeno barco nunca afundará, pois temos Jesus conosco.
Nossas preocupações precisam ser “trocadas” por uma atitude de culto e adoração ao Deus que controla todas as coisas! É claro que devemos tomar todas as devidas precauções e providências, e seguir as orientações técnicas, mas ao mesmo tempo confiando unicamente que a nossa vida não está nas mãos dos médicos ou do pessoal da saúde, ou mesmo de nossas atitudes precavidas, mas a nossa vida está segura nas preciosas mãos do Deus que nos ama muito e controla nosso destino.
Fica aqui uma palavra para nós nesse tempo sombrio: caminhemos confiantes e resolutos de que temos um Deus a nosso favor e que nada, nada mesmo pode nos separar de seu grande e eterno amor. Que Ele nos guarde e nos proteja e nos livre de todo mal, e em todo o tempo. Amém!