Batizando em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Hoje teremos mais uma experiência de Batismo Infantil. Sempre devemos nos aproximar desses momentos com muita expectativa de que algo especial da parte do Eterno Deus acontecerá. O motivo pelo qual isso se dá é porque Deus age com poder durante a ministração dos sacramentos que, de acordo com nossa tradição protestante reformada, são o Batismo e a Santa Ceia. Os sacramentos são os elementos divinos para transmitir graça in natura aos pecadores mortais, um milagre sobrenatural para seus filhos e filhas. Por isso esses sacramentos são considerados Meios de Graça. Por eles Deus se revela e manifesta extraordinariamente àqueles que se aproximam deles com fé sincera. É a maneira como Deus resolveu para que o transcendente alcançasse a matéria.

O batismo com água, portanto, é o sinal externo de uma realidade espiritual muito séria e linda para os cristãos em geral. Deus, que faz alianças perpetuas com aqueles a quem ele ama, faz alianças eternas para com um povo, para com famílias, e não somente com homens adultos. Todas as pessoas que entram em aliança com Deus devem ter o selo, a marca, de um pacto divino – todos, inclusive as crianças. E é aí que o batismo com água tem seu papel fundamental.

O mediador da aliança é o mesmo: Jesus; e a base é também a mesma: a Graça divina. O fato é que nenhum ser mortal, pecador, pode sustentar uma aliança com Deus. Partimos do ponto de que não conseguimos nem iniciar essa relação e muito menos mantê-la, pois sempre quebramos a nossa parte do pacto. Mas, Deus sempre se mantém fiel a ele mesmo e suas promessas, independente de nós e nossas atitudes. É por isso que o batismo com água é um símbolo da fidelidade Divina, uma expressão genuína do amor do Pai e de sua maravilhosa graça.

Na prática, então, os adultos que se convertem no decorrer de suas vidas devem se batizar com base em sua fé confessional, por estarem adentrando em um novo pacto, uma nova aliança com o Deus Criador. As crianças devem ser batizadas com base neste mesmo pacto de Deus para com seus pais, pois elas pertencem a uma linhagem que fez uma aliança com Yahweh. Tudo pela fé e através da graça! Ponto final.

Como negaríamos este privilégio a todos que tem por base a graça eterna, inclusive aos nossos pequeninos a quem tanto amamos? Gostem ou não, nossas crianças serão herdeiras de tudo que nós, pais, conquistamos, inclusive nossa fé. Elas participam dos benefícios desta aliança por direito de herança. Os infantes irão herdar de seus pais uma herança de fé muito preciosa. Isto não quer dizer que elas estão salvas no batismo com água, claro que não, pois nenhum batismo com água pode garantir que a pessoa seja salva. O que ele significa é que a promessa de Deus é para nós e nossos filhos, e por graça, e graça somente, somos convidados a participar da família da fé.

O batismo com água, como pôde ser observado, não dá a pessoa o direito de salvação e vida eterna, nem perdoa pecados de ninguém. O que ele significa de fato é a entrada da pessoa, na igreja visível, em aliança com Deus, e o “começo” de uma nova vida próspera dentro dos padrões de obediência desta aliança.

O que podemos concluir é que quando trazemos nossas crianças para serem batizadas, ou mesmo quando nos submetemos ao Batismo com água, estamos dizendo que dependemos exclusivamente da graça divina e que iremos fazer tudo para cumprir a parte que nos é confiada. Entretanto, confiamos mesmo somente na fidelidade divina para garantir a manutenção deste pacto. É um ato de extrema confiança em Deus e uma maneira de dizer que entregamos, de todo o nosso coração, nossas vidas e a de nossos filhos, nas mãos do único capaz de cuidar deles e de todo o universo. É um ato de fé e confiança naquele que tudo sustenta e tudo provê. É reconhecer quem somos, dependentes e falíveis, e mais ainda, reconhecer quem ele é.

Precisamos entender a importância dos sacramentos para a vida da família da fé. E precisamos pedir que ele, Jesus, e somente ele, que nos ilumine para compreendermos essa realidade linda deste Evangelho transformador.

Os comentários estão fechados.