Mais Um Ano, Graças a Deus!

Neste domingo, dia 06 de março, estamos iniciando um novo ciclo aqui na Presbiteriana Missional do Caminho: o início de nosso ano letivo e administrativo, que vai de março a fevereiro de cada ano. O novo tema toma corpo e o ciclo da vida se renova, graças ao Eterno Deus.

O tema para este novo ano, “O Ano do Favor de Yahweh”, tem como versículo chave Daniel 11.32b: “E o povo que conhece a seu Deus se tornará forte e ativo” – vamos nos debruçar, de forma prática e dinâmica, em conhecer mais Yahweh e seus propósitos para nossa jornada. Vamos nos envolver com temáticas sobre quem é o Deus a quem servimos e nos aprimorar em conhecer melhor o Eterno Criador. A ideia é que isso nos convide a viver Cristo, nosso Salvador, com mais fé e coragem, e vivê-lo como centro de nossa existência. Sabemos que este é um chamado urgente, até mesmo pelas notícias de horror que nos circundam, e se já não bastasse o momento tenso que vivemos nas muitas falácias e outras tantas arremetidas contra a nossa fé cristã. Conhecer mais a Yahweh, o pai de Jesus Cristo, nos levará a viver mais conscientemente a nossa lealdade a ele. Precisamos mais de Deus, o assunto que deve tomar conta de nosso pensamento e de nossas ações cotidianas. Isso é ser de fato Cristão.

Para nossa reflexão durante os sermões dominicais deste 2022, vamos rever os pontos doutrinários sobre Deus e aplicá-los para que sejamos fortes, como nos instrui a Bíblia. Devemos conhecer quem é o nosso Deus para que, mesmo em meio a tribulações e dificuldades, sejamos um povo forte e ativo, que dá testemunho de vida reta e justa.

Conhecer a Deus é a melhor e mais sublime forma de conhecimento que um ser pode alcançar – é, de fato, o único conhecimento que muda as vidas e dá salvação eterna. O conhecimento de quem é Deus fortalece o amor, assim como revigora a fé; também revitaliza a esperança e estimula a paciência. E isso tudo nos faz mais fortes e preparados para as lutas da vida. Conhecer a Deus só é possível através da Sua própria palavra. É andar com Ele, saber como Ele age e o que lhe agrada e desagrada. E Ele quer ser conhecido; Ele se revela a nós, Ele se deixa conhecer.

Há algumas formas de entender um povo forte e ativo: forte que fará proezas; é também aqueles que têm uma grande coragem e que realizam atos ilustres em batalha; o povo que conhece o seu Deus resistirá com firmeza às provações; enfim, o conhecimento de Deus fortalece, revigora, dá força e coragem, e promove pessoas que são ativas na construção do Reino.

Iniciaremos mais um ano na presença de Yahweh! E eu preciso relembrá-los de que gratidão pelo ano que passou e por tantas bênçãos recebidas é algo que devemos cultivar sempre. Somos chamados a agradecer, e isso agrada a Deus e produz em nós contentamento, que produz alegria em nosso cotidiano. Uma vida agradecida é a que conhece seu Deus e o ama e o serve. Ter na boca e no coração um “muito obrigado, Senhor” precisa ser um hábito, pois revela características de uma pessoa forte e ativa. É assim que queremos viver; é assim que somos desafiados a escandalizar o mundo com nossa fé. Que Yahweh nos ajude, amém.

Os comentários estão fechados.